O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (25) do anúncio de um acordo para produção em larga escala da primeira vacina 100% brasileira e de dose única contra a dengue. O plano é que, com a produção, a faixa etária de pessoas que devem ser vacinadas seja ampliada para o público entre 2 e 59 anos
O evento em que foram anunciadas as novas medidas ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com participação da ministra da Saúde , Nísia Trindade.
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de 2026, serão ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação do quantitativo conforme a demanda e a capacidade produtiva. O objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.
A iniciativa de ampliação será possível a partir de parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde, que já foi aprovado e está em fase final de desenvolvimento tecnológico.
A estimativa é de que o aumento da capacidade produtiva e de oferta de uma vacina 100% nacional contra a dengue cresça em 50 vezes.