Nessa terça-feira (25) o governo anunciou a produção de uma vacina contra a dengue 100% brasileira. O imunizante é produzido em parceria com o Instituto Butantan e WuXi Biologics, um laboratório chinês. A vacina será aplicada em dose única a partir de 2026.
De acordo com o governo brasileiro, a previsão inicial é a fabricação de 60 milhões de doses anuais que serão administradas em pessoas entre 2 e 59 anos de idade. Contudo, a vacina não será recomendada para idosos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a então ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebraram o acordo entre o laboratório brasileiro e o chinês em uma cerimônia em Brasília. Apesar de parte da tecnologia ter sido elaborada pela WuXi, toda a produção de insumos e doses será feita no Brasil.
Entre a estrutura fundamental para a produção e a logística para distribuição, o investimento esperado é de R$ 1,2 bilhão. A vacina contra a dengue 100% brasileira já se encontra na fase final de desenvolvimento e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu sua aprovação para produção em dezembro de 2024.
Entretanto, a vacina será exclusivamente aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar do avanço com a vacina, o enfrentamento à dengue no Brasil ainda enfrenta desafios.