Notícia

WNews

Governo anuncia 90 novos de centros de tecnologia no País

Publicado em 27 novembro 2008

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, anunciam nesta quinta-feira a criação de 90 centros de pesquisa que ampliarão a rede de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

Os novos centros são projetos de pesquisas selecionados mediante edital, que receberão recursos públicos do governo na ordem de R$ 520 milhões. A verba será distribuída por todas as regiões do País. Os Estados dos Sudeste receberão 50% do apoio, enquanto Norte, Nordeste e Centro-Oeste ficarão com 35%. O Sul terá 15%.

O Estado de São Paulo já havia anunciado nesta semana, por meio da Fapesp, a criação de 35 centros de excelência. O valor destinado será de cerca de R$ 187,16 milhões.

Os 90 centros estarão interligados a seis instituições estaduais: Fapeam (Amazonas), Fapespa (Pará), Fapesp (São Paulo), Fapemig (Minas Gerais), Faperj (Rio de Janeiro) e Fapesc (Santa Catarina), além de órgãos federais como o MCT/CNPq, os ministérios da Educação e da Saúde, a Petrobrás e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).