Notícia

Organics News Brasil

Governadores lançam “Consórcio Verde” na COP26

Publicado em 05 novembro 2021

Um grupo de 22 governadores liderado por Renato Casagrande (PSB-ES) lançou nesta quinta-feira, na COP26, em Glasgow, o “Consórcio Brasil Verde”. Os governadores assinaram compromissos para atingir a neutralidade em carbono. “Percebo nos contatos que fizemos, que temos possibilidades reais de financiamento de projetos de adaptação”, disse ao jornal Valor o presidente do consórcio, Renato Casagrande (ES).

Até o momento, 22 governadores aderiram ao consórcio, e a expectativa é de que todos os 27 venham a participar. O consórcio foi criado em 2019, no âmbito do Fórum de Governadores.

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP), havia anunciado o projeto Amazônia + 10, que prevê investimento de R$ 100 milhões em pesquisas sobre preservação da região amazônica. A iniciativa prevê uma ação conjunta entre São Paulo e os nove Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) com recursos a serem disponibilizados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Fim do investimento em projetos de energia fóssil e redução do uso de carvão

25 países e instituições financeiras públicas se comprometeram a encerrar financiamento de projetos de energia fóssil no exterior até 2022. Isso ajudará a desbloquear S$ 14,8bi por ano para a transição de energia limpa.

No Brazil Climate Action Hub, espaço dedicado às iniciativas da sociedade brasileira na COP26, o governador participou do painel “O carvão e os desafios da transição justa no Sul do Brasil”, ao lado de Nicole Oliveira (Instituto Internacional Arayara e Observatório do Carvão Mineral), de Lucie Pinson (Reclaim Finance), de Roberto Kishinami (Instituto Clima e Sociedade) e de Ricardo Baitelo (Instituto de Energia e Meio Ambiente – Iema).

Mais de 40 países que se comprometeram, na Cúpula do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia, com a eliminação do carvão, 11 instituições financeiras farão parte da aliança. Os números foram divulgados nas últimas horas pelo governo do Reino Unido, segundo a Agência Brasil.

Ainda assim, alguns dos países mais dependentes do carvão como fonte energética, entre eles a China, Austrália e os Estados Unidos, não se comprometeram com essa aliança. O governo ucraniano compromete-se a limitar a produção de carvão até 2035. Outros países, como o Chile, Singapura, Azerbaijão, Eslovênia e Estônia pretendem chegar ao mesmo objetivo dentro de 15 anos.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TV Cultura Cruzeiro do Sul SBT Interior Portal Exame Portal da TV Cultura APAS - Associação Paulista de Supermercados Portal Bauru Notícias Cidade Azul Notícias SBNotícias Mundo Lusíada Jornal Expresso Diário Folha Livre News Notícia de Limeira Universo Notícias Ata News Folha do Meio Ambiente Jornal Joseense News Correio da Manhã (RJ) Rondônia Agora RP10 SBT News TV Mais Portal R3 Pauta Brasil Agora TS RW Cast Prime Time Zone (EUA) Revista Cenarium online Agência de Notícias – Defesa Portal do Governo do Estado de São Paulo Mix Vale FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Agora TS Gazeta Costa Sul Hora PR Garanhuns Notícias Valor Amazônico Mundo e Negócios FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Diário Regional (Diadema, SP) online Campo Belo em Foco DF Agora Blog do Welbi Benefícios News Oeste Ao Vivo Oeste 360 Relato News Revista Interativa Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal de Notícias Virou Manchete SBT News Band Jornalwebdigital JW News - Jornal Web News Brasil Agora Estratégia ESG Portal Você Online Brasil Amazônia Agora Jornal de Jundiaí online Política em Foco MT Estadão Mato Grosso online ABC do ABC Brasil Agora Política Real Nosso Goiás Cruzeiro do Sul online Beto Ribeiro Repórter Benefícios News Brasil Agora BNC Amazonas Pauta Brasil Gazeta Costa Sul Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Garanhuns Notícias Hora PR Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo A Crítica (MS) online Jornal do Dia (Amapá) O Juruá Em Tempo ContilNet Notícias 180 Graus Metropóles The World News (Ucrânia/Brasil) O Imparcial (Presidente Prudente, SP) Embassy