RedeSul de Notícias

Governador oficializa o ‘Vale do Genoma’, o único do mundo, em Guarapuava

Publicado em 21 junho 2021

Solenidade remota ocorre às 16h desta segunda (21), com a presença do empresário Odacir Antonelli, cientistas, e outras autoridades

Nesta segunda (21) Guarapuava passa a contar oficialmente com o Vale do Genoma. É que uma solenidade remota, às 16h, reunirá parceiros desse ecossistema de inovação. Conforme a proposta, o Vale terá abordagem genômica e em inteligência artificial aplicada à Saúde.

De acordo com a proposta o foco objetiva ampliar a prospecção de novos parceiros. Assim, o envolvimento terá com o alvo o segmento empresarial nas áreas correlatas ao projeto. Volta-se principalmente à identificação de oportunidades de negócios inovadores. Dessa forma contribuindo para a competitividade do setor produtivo.

Além da presença do governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, o encontro reúne o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Luiz Traiano; o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, o empresário Odacir Antonelli. Assim como o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Marco Antonio Zago. Além do cientista adjunto do Centro Internacional de Pesquisa (Cipe) do A.C. Camargo Câncer Center, Emmanuel Dias-Neto.

Conforme o projeto, o Vale do Genoma, localizado no bairro ‘Cidade dos Lagos’, é um polo de ‘startups’ voltado para a pesquisa genética.

A iniciativa tem a articulação da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Assim, a ideia é desenvolver um modelo de competição. Ou seja, um conceito organizacional que alia a cooperação à competição. O que favorece o crescimento de segmentos empresariais e profissionais, segundo o projeto.

De acordo com o Governo, a inovação ocorre na medida em que se consegue articular a academia e a iniciativa privada para transformar ideias em projetos de grande impacto.

Os estudos terão como foco no desenvolvimento de produtos e serviços viáveis para o mercado. A estrutura laboratorial vai dispor de equipamentos de última geração para o armazenamento e processamento de dados.

Também será constituída uma ‘venture builder’. Trata-se de um tipo de organização focada em desenvolver novas empresas de forma sistemática, a partir do compartilhamento de recursos humanos e logísticos, como infraestrutura física e setores jurídico, contábil, mercadológico, entre outros.

O Vale do Genoma será, portanto, um ecossistema diferenciado que vai concentrar todos os níveis de conhecimento. A começar pela pesquisa básica até aquelas desenvolvidas por empresas, no modelo do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Bomba Bomba Blog do Elói Marechal online Cantu em Foco