Notícia

Jornal Brasil

Governador nomeia conselheiros da FAPESP

Publicado em 03 setembro 2013

Por Agência FAPESP

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 31 de agosto de 2013, o governador Geraldo Alckmin nomeou três membros do Conselho Superior da FAPESP, para mandatos de seis anos.

Os conselheiros são: Eduardo Moacyr Krieger, em recondução; José de Souza Martins, em recondução; Pedro Luiz Barreiro Passos, em vaga decorrente do término do mandato de Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo.

A nomeação foi fundamentada no § 1º, do art. 7º da Lei 5.918-60, e nos termos do art. 9º, alínea "a", dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Dec. 40.132-62.

Krieger é coordenador do Programa de Cardiologia Translacional do Instituto do Coração (InCor) e professor emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, foi presidente da Inter-American Society of Hypertension e da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Foi presidente da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira de Fisiologia e da Federação das Sociedades de Biologia Experimental.

Souza Martins é professor emérito e professor titular aposentado de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, instituição na qual obteve o bacharelado, a licenciatura, o mestrado, o doutorado e a livre docência. Na Universidade de Cambridge (Inglaterra), foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Latino-americanos (1976) e, em 1993-94, professor titular da Cátedra Simón Bolivar e fellow de Trinity Hall. Foi professor visitante da Universidade da Flórida (Estados Unidos), em 1983, e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal), em 2000.

Passos é membro do Conselho de Administração da Natura e cofundador da empresa. Desde 2013, preside o Conselho de Administração da Totvs. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2009 é presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e em 2013 tornou-se presidente da Fundação SOS Mata Atlântica. Integra o Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e os conselhos do Instituto Empreender Endeavor, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da Fundação Dom Cabral (FDC). É também membro da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação).

Fonte: Agência FAPESP