Notícia

Goiás Agora

Governador em exercício diz que Estado prioriza pesquisa aplicada

Publicado em 07 abril 2015

O governador em exercício, José Eliton, disse, nesta terça-feira, dia 7, que o Governo de Goiás irá priorizar a pesquisa aplicada como forma de promover o desenvolvimento econômico do Estado com geração de empregos, aumento da renda da população, melhor distribuição dessa renda e aumento da renda per capita.  O desenvolvimento econômico só tem sentido quando melhora a vida das pessoas, afirmou.

 

José Eliton participou, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, de workshop de apresentação da plataforma digital do Projeto iTec, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que, segundo destacou, será um importante instrumento de aproximação das demandas das empresas por inovação tecnológica de todas as pesquisas realizadas no país e, em especial, das pesquisas desenvolvidas em Goiás. Segundo ele, o projeto do governo federal vem fortalecer ainda mais as ações do governo estadual que, por sua vez, busca promover maior integração entre as demandas da sociedade, do setor produtivo, e as soluções a essas questões.

 

De acordo com o Governador em exercício, desenvolver o Estado com vida melhor para todos é um grande desafio. Mas, da mesma forma que em São Paulo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) fez esse caminho, Goiás também prioriza a pesquisa aplicada, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e outras instituições de pesquisa.

 

Lançamento Projeto ITec

Conforme destacou na abertura do workshop, o tema da inovação tecnológica é de grande importância para Goiás, onde o governo tem a determinação de estar sempre à frente para garantir o desenvolvimento econômico do Estado.

 

Projeto iTec

O workshop do projeto iTec em Goiânia foi o segundo realizado pelo MCTI com a finalidade de apresentar o novo ambiente virtual que visa a interlocução de empresas com desafios tecnológicos com instituições de pesquisas e profissionais independentes, entre outros, que ofereçam soluções para esses desafios.

 

A plataforma foi apresentada a pesquisadores e empresários goianos pela coordenadora de Gestão Tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eliana Emediato, que destacou a capacidade empresarial do Estado de Goiás, bem como o grande número de pesquisadores e o apoio do governo estadual como motivadores do encontro em Goiânia, o segundo no país, logo após o de Curitiba (PR).

 

O projeto iTec, lançado recentemente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, inclui a plataforma de acesso gratuito  www.plataformaitec.com.br  onde os participantes cadastram suas demandas e as soluções; um evento nacional para realização de negócios, que será realizado em abril, em São Paulo o Encontro iTec 2015; e esses workshops para divulgação do projeto.

 

Mais informações: (62) 3201-5463/5487