Notícia

Mundo Lusíada

Governador de SP anuncia extensão de quarentena até 10 de maio

Publicado em 17 abril 2020

O Governador de São Paulo anunciou nesta sexta-feira a extensão da quarentena em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo até o dia 10 de maio. A medida mantém o fechamento de comércio e serviços não essenciais para reforçar o isolamento social e reduzir a circulação de pessoas ante o crescimento de casos e de mortes pela COVID-19.

“A atitude responsável do Governo do Estado de São Paulo é pela prorrogação desta quarentena e evitar o colapso no atendimento da saúde pública e privada. São Paulo acredita na ciência e nos médicos”, afirmou Doria. “Para reabrir o comércio e os serviços, nós precisamos controlar melhor a contaminação e ter o sistema de saúde em condições de atendimento para salvar vidas”, completou.

No período de um mês desde o primeiro registro de morte provocada pelo coronavírus em São Paulo, o Estado registrou 11.568 casos confirmados de COVID-19 e 853 mortos pela doença. São Paulo é o epicentro das contaminações por coronavírus no Brasil.

A restrição de acesso a estabelecimentos comerciais e o veto a eventos públicos ou privados com aglomerações está em vigor desde o dia 24 de março. Esta é a segunda vez que o Governo de São Paulo determina a prorrogação da quarentena para reduzir a velocidade de contágio do coronavírus e permitir que o sistema de saúde mantenha a capacidade de atendimento nas redes pública e privada.

De acordo como o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a decisão do grupo de 15 especialistas em medicina e ciência foi unânime pela prorrogação da quarentena.

“Esta manutenção é absolutamente fundamental tanto do ponto de vista da área metropolitana da capital como os da Baixada Santista e do interior. Há a falsa impressão que a doença se limita à Grande São Paulo”, disse Uip. “As medidas atuais são efetivas e estão adequadas para este momento”, acrescentou.

Nos últimos dias, o número de casos de contaminação pelo coronavírus aumentou a pressão sobre os hospitais públicos e privados, principalmente na rede privada. A taxa de ocupação de leitos de UTI já alcança 60% nas regiões metropolitanas da capital, litoral e interior. Algumas unidades da Grande São Paulo já atuam perto do limite de atendimento.

Outro sinal de alerta para a extensão da quarentena foi a queda do índice de isolamento social tanto na média estadual como na medição específica da capital. Na última quinta (16), o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), operado em parceria entre operadoras de telefonia móvel e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) da USP, ambos os índices atingiram apenas 49% – a taxa considerada ideal é de 70%.

Novo recorde

O Brasil bateu novo recorde de mortes em um dia, com 217, e chegou a 2.141 óbitos em razão de infecção. Já os casos confirmados nas últimas 24 horas também foram recorde, com 3.257, contabilizando o total de 33.682.

O número de mortes marcou um aumento de 11% em relação a quinta-feira, quando foram registradas 1.924 vítimas da covid-19. Já os casos confirmados representaram um crescimento de 10% sobre os dados de ontem, quando foram contabilizadas 30.425 pessoas infectadas.

Os números de São Paulo sobre as mortes (928) são quase três vezes o número do segundo estado, o Rio de Janeiro (341). Os estados com são seguidos por Pernambuco (186), Ceará (149) e Amazonas (145).

Além disso, foram registradas mortes no Paraná (42), Maranhão (40), Minas Gerais (35), Bahia (36), Santa Catarina (29), Pará (26), Paraíba (26), Rio Grande do Norte (23), Rio Grande do Sul (22), Espírito Santo (25), Distrito Federal (20), Goiás (16), Amapá (10), Piauí (oito), Alagoas (sete), Sergipe (quatro), Mato Grosso do Sul (cinco), Mato Grosso (cinco), Acre (cinco), Roraima (três), Rondônia (três) e Tocantins (uma).

Testes rápidos

Cientistas no Estado de São Paulo estão desenvolvendo testes rápidos e baratos para ampliar a capacidade de diagnosticar a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. As iniciativas utilizam diversas estratégias para detectar o vírus ou os anticorpos gerados pelo organismo para combatê-lo.

O objetivo é identificar com precisão quem está infectado e também aqueles que já tiveram a doença, mesmo que de forma assintomática, e que, em teoria, estariam imunizados. Algumas dessas iniciativas de testes rápidos para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) são desdobramentos de pesquisas anteriores para a detecção de infecções por zika, dengue ou outras doenças virais e que agora recebem nova modelagem para a detecção da COVID-19.

“Precisamos considerar que a expectativa é de que a epidemia dure um tempo ainda. É possível que tenhamos outras ondas de infecção e é essencial contar com diferentes tipos de testes para ter dados epidemiológicos e também planejar medidas de isolamento social e de liberação de pessoa para o trabalho. Ao aumentar a testagem, é possível identificar casos leves, graves e quem está curado, além daqueles que já foram infectados e não sabem que tiveram a doença”, diz à Agência Fapesp Edison Durigon, professor do Instituto de Biociências (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) que tem realizado várias pesquisas relacionadas ao vírus.

No ICB-USP, pesquisadores estão desenvolvendo testes de tira (fitas semelhantes às do teste de gravidez) para detectar, em 15 minutos, se o vírus causador da COVID-19 está na secreção do nariz ou da garganta do indivíduo.

O estudo foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do edital Suplementos de Rápida Implementação contra COVID-19, lançado para agilizar o financiamento de trabalhos que ajudem a combater a pandemia.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil UOL BOL Agência Brasil Agência Brasil Portal R7 Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online A Rádio Rock 89,1 FM Portal da Enfermagem Mix Vale Hoje em Dia online SBT Interior Notícias de Campinas Portal Agora no RS Mix Vale Dinheiro Rural online Diário de S.Paulo online O Documento online Jornal Integração Jovem Pan JC Notícias (São Paulo, SP) Central das Notícias Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal Lapada Lapada Rádio 94Fm Dourados FA Notícias Novo Cantu Notícias O Bom da Notícia Poliarquia Portal de Notícias A Crítica (MS) online Agora RN online Nitro News Brasil Jornal de Piracicaba Cenário MT Primeira Edição O Povo online APM- Associação Paulista de Medicina F5 News Jornal Página do Estado Jornal Dia Dia Jornal Expresso Carioca Agora Notícias Brasil Diário Nacional 2A+ Farma Climatempo Central das Notícias Terra Conexão Boas Notícias Diário do Cotidiano Portal Rondônia Folha Vitória online Diário de Pernambuco online Beto Ribeiro Repórter Mundo e Meio 24 Brasil MS Hoje TV Globo Diário do Rio Claro Blog do Juares Jornal Grande Bahia Planeta Osasco Portal GRNews Diário da Jaraguá Correio do Brasil online Região Noroeste Nominuto.com Notícias de Indaiatuba Rondônia Dinâmica Es 1 Edição MS Ata News VoxMS O Mato Grosso Jornal R7 Lifestyle Momento MT Hora1 Rondônia Pelo Mundo DF Blog Folha Verde News Blitz Amazônico Painel Notícias Aqui Acontece Giro de Notícia Instituto Gamaliel Diário do Brasil EuropaLatina.com (República Dominicana) Diário Regional (Diadema, SP) online Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso Diário Regional (Juiz de Fora, MG) online Money Times Folha de Pernambuco online Biorosario Notícias Fatos do Iguaçu online InvestMax Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Atual MT Meu Mundo Digital R7 Virtz Guajara Hoje Hc Instituto Lado a Lado pela Vida