O novo centro, que ocupa as instalações do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), vai focar em estudos para desenvolver sistemas inovadores para aviação e deve reunir mais de cem pesquisadores do Ita, da Embraer, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
O CPE é fruto de uma parceria entre a Embraer e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), ligada ao governo estadual, com previsão de R$ 48 milhões de investimento em cinco anos – R$ 24 milhões para cada parceiro. O convênio poderá ser renovado para mais cinco anos.
“A pesquisa para redução de poluentes, sobre sistemas autônomos, manufatura avançada. Vai impulsionar a indústria que é tão importante para São José dos Campos. A pesquisa vai dar a possibilidade de nos manter na vanguarda da aviação, com produtos brasileiros fazendo sucesso no exterior, que saem da nossa engenharia”, afirmou o governador.