Notícia

JC e-mail

Governador de Pernambuco defende papel da Facepe durante encontro com SBPC

Publicado em 30 agosto 2007

Eduardo Campos adiantou que na Semana Nacional de C&T — evento que ele criou quando era ministro, marcado para a primeira semana de outubro — vai anunciar o orçamento do Estado para a área de C&T nos próximos anos

Após a inauguração da Secretaria Seccional da SBPC em Caruaru, na quinta-feira passada (23), o presidente da entidade, Marco Antônio Raupp, junto com o ministro da C&T, Sergio Rezende e o secretário estadual da C&T, Aristides Monteiro, tiveram audiência com o governador Eduardo Campos, na sexta-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas.

"Discutimos com o governador sobre a política que ele vai desenvolver aqui para incrementar as atividades em C&T", disse Raupp.

Eduardo Campos adiantou que na Semana Nacional de C&T — evento que ele criou quando era ministro, marcado para a primeira semana de outubro — vai anunciar o orçamento do Estado para a área de C&T nos próximos anos.

Ele defendeu o resgate da Fundação de Amparo à C&T de Pernambuco, a Facepe:

"Pernambuco ganhou a primeira fundação de amparo à ciência e tecnologia do Nordeste, e hoje essa instituição vive à mingua. Para se ter uma idéia, o orçamento anual da nossa Facepe é de apenas R$ 2,5 milhões, enquanto em SP, a Fapesp ultrapassa a casa dos R$ 590 milhões/ano. Isso permitiu a interiorização do desenvolvimento de SP. Sem a Fapesp, não existiria a Unicamp, nem as universidades de Ribeirão e Piracicaba, entre outras. Hoje, por conta dessas universidades, o interior cresce mais do que o velho ABC paulista e a própria capital."

Assim como o Governo do Estado está promovendo a elaboração do Plano Plurianual (PPA), a Secretaria de C&T seguirá a mesma idéia de interiorizar o desenvolvimento e vai instaurar câmeras técnicas para que todas as regiões do Estado possam contribuir para elaboração do plano de ação política da C&T.

Para isso, contará com o apoio institucional da SBPC e do MCT para desenvolver essas reuniões regionais - que serão promovidas entre novembro e dezembro deste ano - e na elaboração da política da área.

"No início do ano do próximo nós teremos o documento final da política da C&T do Estado. O ramo da transposição do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da sociedade pernambucana. Vamos ouvir todos e elaborar uma política em que todos serão parceiros. Essa visão de interiorização e divulgação da ciência é muito importante. Ciência não é só algo de laboratório mas, que muda nossa vida cotidiana", afirmou Aristides Monteiro.

O governador Eduardo Campos confirmou participação na Reunião Regional da SBPC que acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, em Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

"Foi uma reunião de troca de informações em que todos saíram satisfeitos. Os membros da SBPC saíram satisfeitos porque ouviram o Governador dizer que vai reforçar o orçamento e as ações em C&T. E o Governador disse então que espera, ao fazer isso, que o MCT também contribua para programas estruturantes. Eu disse que estamos preparados para isso, ou seja, podemos então ter o Governo do Estado, o MCT e a comunidade científica trabalhando em torno de projetos estruturantes para a C&T em Pernambuco", finalizou Sergio Rezende. (Informações do Portal do Governo do Estado de Pernambuco)


Raupp encontra prefeito de Recife

O prefeito João Paulo recebeu o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, na última sexta-feira (24), na Sala de Reuniões do 9º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, às 10h.

Também participou da reunião a titular da Diretoria Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Ester Rosa. Durante o encontro, foram debatidos temas ligados à ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento social.

"O nosso projeto político de governo de esquerda apresenta como principal diretriz a socialização do conhecimento e da informação. O projeto dos ônibus de informática como complemento educacional é um bom exemplo da ciência e da tecnologia utilizados para o bem da sociedade", afirmou o prefeito.

Na ocasião, o presidente da SBPC pediu apoio ao prefeito para o processo de interiorização da C&T, através de articulação política com prefeitos do Estado e de todo o país.

Ele também aproveitou a oportunidade e convidou João Paulo para participar da reunião da instituição sobre água, que será realizada no dia 27 de novembro, em Juazeiro e Petrolina.

"Gostaríamos de contar com o apoio do prefeito para descentralizarmos a ciência do centro-sul do Brasil e para interiorizá-la, para diminuir as desigualdades regionais e avançarmos na educação básica. E a liderança do prefeito João Paulo será fundamental para realização desse processo", disse Raupp.

O prefeito João Paulo aceitou o convite para articular os demais prefeitos e para participar da reunião da SBPC.

"Vou procurar mobilizar os meus colegas através de reuniões da Frente Nacional de Prefeitos e da Amupe. Vamos, inclusive, enviar três ônibus com professores da Rede Municipal de Ensino, para que eles tragam o conhecimento da reunião sobre água no país e compartilhem com os seus alunos", finalizou João Paulo. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Recife)

(Notícias da SBPC/PE, nº 30)