Notícia

Universia Brasil

Goethe-Institut sedia feira sobre estudo na Alemanha

Publicado em 09 outubro 2009

Acontece, no próximo dia 24 de outubro, a feira "Estudar e pesquisar na Alemanha", promovida pelo DAAD (Serviço Alemão da Intercâmbio Acadêmico) e pelo Goethe-Institut de São Paulo, que também sedia o evento. O instituto fica na R. Lisboa, 974, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A finalidade é prestar informações a estudantes, especialmente universitários, sobre os programas de pós-graduação na Alemanha.

Os visitantes poderão se informar, ainda, sobre possibilidade de bolsas e de iniciativas de fomento à cooperação universitária e científica, incluindo pós-doutorado.

Representantes de quatro universidades alemãs estarão presentes: a de Göttingen e as técnicas de Munique (TUM), Aachen (RWTH) e TH Karlsruhe, estas três através da associação TU9 de universidades tecnológicas. Também estarão na feira as universidades de Marburg e Passau, a TU Bergakademie Freiberg e a Jacob University de Bremen. Haverá estandes informativos, palestras, aulas grátis de alemão e sorteio de prêmios.

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil) também estarão presentes, esta última representando a IAESTE, a organização mundial de estágios. Dentre os expositores, estarão também Lufthansa, a Senator Turismo e a emissora internacional Deutsche Welle, que oferece cursos de alemão online. O Consulado Geral da Alemanha estará presente para esclarecer sobre as regras de visto vigentes desde o início de 2009 para estudantes e doutorandos brasileiros. Como convidada, participa a CampusFrance para orientar sobre as bolsas Erasmus Mundus para cursos de pós-graduação na Alemanha e na França.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio do site do DAAD.