Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Glenda Mezarobba é a nova diretora de Cooperação Institucional do CNPq

Publicado em 05 maio 2015

Por Fonte: CNPq

A cientista política Glenda Mezarobba é a nova diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Glenda tem experiência como gestora na área de ciência e tecnologia e atuação no campo dos direitos humanos, com destaque para o trabalho de diretora de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre 2010 e 2012, e na assessoria da Comissão Nacional da Verdade da Presidência da República, nos últimos dois anos.

 

Na cerimônia de posse desta segunda-feira (4), na sede do CNPq, em Brasília, o presidente da agência, Hernan Chaimovich, saudou a nova diretora, relembrando os anos de trabalho juntos na Fapesp, e reforçou o compromisso de Glenda com a competência e a verdade. "Pra nós, é muito bom que ela finalmente esteja aqui. Tenho tanta confiança na Glenda como tenho em todos meus atuais diretores", ressaltou.

 

Glenda Mezarobba apontou os desafios e os estímulos de assumir uma diretoria que engloba diversas áreas "neste momento em que o mundo cada vez mais se conecta via ciência". Segundo Glenda, a ciência que é feita no país ainda está se conectando, e o Brasil ainda tem o desafio de torná-la tão continental quanto suas dimensões territoriais. Para ela, os institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) têm um papel fundamental nessa conexão da ciência dentro do Brasil.

 

A diretoria que a cientista política assume coordena o Ciência sem Fronteiras, os programas de iniciação científica, a cooperação internacional e os INCTs.