Notícia

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Glaucius Oliva passa a integrar a Twas

Publicado em 30 novembro 2011

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, foi eleito para integrar a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas). O anuncio foi feito na quarta-feira (23) na 22ª Reunião Geral da instituição, em Trieste, na Itália.

Na oportunidade também foram anunciados outros 44 novos membros eleitos, entre eles os brasileiros Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp; Ohara Augusto, professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do INCT de Processos Redox em Biomedicina; Edgar Dutra Zanotto, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Hilário Alencar da Silva, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Sérgio Costa Oliveira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Thaisa Storchi-Bergmann, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os novos membros tomam posse em 2012.

Fundada em 1983, a Twas é uma organização internacional autônoma, cuja missão principal é promover a excelência científica para o desenvolvimento sustentável do Sul. Entre seus objetivos estão reconhecer, apoiar e promover a excelência em pesquisa científica nos países em desenvolvimento e promover a cooperação científica e tecnológica Sul-Sul e Sul-Norte.

A Twas é presidida atualmente pelo matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e tem quase mil membros - cientistas internacionalmente renomados, eleitos por seus pares -, dos quais 85% moram e trabalham nos países em desenvolvimento. Também tem membros associados, que moram e trabalham nos países desenvolvidos.

Mais informações: http://twas.ictp.it

Assessoria de Comunicação Social do CNPq

comunicacao@cnpq.br

(61) 3211-9414