Notícia

Convergência Digital

Glaucius Oliva é o novo presidente do CNPq

Publicado em 26 janeiro 2011

Por Da redação

Na última terça-feira, 25, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do professor Glaucius Oliva como o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Glaucius Oliva graduou-se como engenheiro eletrônico em 1981 pela Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em Física também na USP, e doutorou-se na Universidade de Londres em 1988 na área de cristalografia de proteínas.

O novo presidente já fazia parte da Diretoria Executiva do CNPq e vinha atuando como Diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais (DEHS), desde fevereiro de 2010. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A do CNPq, Glaucius criou e coordenou o Laboratório de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), onde até hoje é professor titular e do qual já foi diretor.

Atualmente é Coordenador do CEPID "Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME)" da FAPESP e também do INCT de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do MCT/CNPq, Ministério da Saúde e FAPESP (INBEQMeDI).

Oliva tem 136 artigos publicados em revistas internacionais e tem liderado projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais.