Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Glaucius Oliva assume presidência do CNPq

Publicado em 27 janeiro 2011

Glaucius Oliva, professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), será empossado presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nesta quinta-feira (27/1), às 16h30, em Brasília, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

A nomeação foi publicada no dia 25, no Diário Oficial da União. Oliva é coordenador do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, e coordenador do Instituto Nacional de C&T de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas, apoiado pela FAPESP e pelo CNPq.

Oliva graduou-se como engenheiro eletrônico em 1981 pela USP, fez mestrado em física também na USP e doutorou-se na Universidade de Londres, em 1988, na área de cristalografia de proteínas.

O novo presidente já fazia parte da Diretoria Executiva do CNPq e vinha atuando como diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais desde fevereiro de 2010. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A do CNPq, Oliva criou e coordenou o Laboratório de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural do IFSC.

Seus principais interesses de pesquisa estão centrados em biologia estrutural e suas aplicações no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças endêmicas brasileiras.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Mais informações: www.cnpq.br

 

Da Agência FAPESP