Notícia

Jornal da USP online

Gislene Aparecida dos Santos fala sobre periferias e seus aspectos territoriais e simbólicos

Publicado em 01 março 2021

Por Redação

Segundo Gislene, a definição de periferia leva em conta a noção dessas áreas tanto quanto territórios como quanto no sentido de regiões não centrais das cidades, sem esquecer de ampliar o escopo para seus moradores, tidos como periféricos

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/02/DIVERSIDADE_EM_CIE%CC%82NCIA_01-e-02-e-06_MARC%CC%A7O_BL_01.mp3

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/02/DIVERSIDADE_EM_CIE%CC%82NCIA_01-e-02-e-06_MARC%CC%A7O_BL_02.mp3

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/02/DIVERSIDADE_EM_CI%C3%8ANCIA_01-e-02-e-06_MAR%C3%87O_BL_03.mp3

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Gislene Aparecida dos Santos, professora associada, livre-docente, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa nPeriferias, do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Gislene é autora dos livros Reconhecimento, utopia, distopia: os sentidos da política de cotas raciais (editoras Fapesp/Annablume); Mulher negra. Homem branco: um breve estudo do feminino negro (editora Pallas); A invenção do ser negro: um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. Estudos sobre ética. A construção de ideias e valores na sociedade e educação (editoras Educ/Pallas/Fapesp); Universidade, formação, cidadania (editora Cortez).

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Francia.org (Venezuela)