Notícia

A Plateia (Sant' Ana do Livramento, RS) online

Gilberto Schwartsmann abre trabalhos do Novembro Azul

Publicado em 07 novembro 2015

A campanha Novembro Azul começou com uma grande palestra do médico Gilberto Schwartsmann. O convite foi da Liga Feminina de Combate ao Câncer e iniciou na noite de ontem no Salão da OAB em Livramento.

O médico também esteve nos estúdios da RCC FM e falou sobre o tema e sobre o conteúdo da palestra. Durante o programa, ouvintes de várias regiões fizeram diversas ligações para acompanhar as atividades da LFCC.

O médico

Gilberto Schwartsmann é médico, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.

Especializou-se em Oncologia no Royal Marsden Hospital e Middlesex Hospital em Londres, Grã-Bretanha. Recebeu seu PhD pela Universidade Livre de Amsterdã, Países Baixos. Completou seu Pós-Doutorado em Oncologia no National Cancer Institute, Bethesda, EUA. Presidiu a Central de Novas Drogas da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento do Câncer (EORTC).

Chefia o Serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É professor-orientador do Curso de Pós-Graduação em Medicina e Ciências Médicas da UFRGS.

Possui um número expressivo de publicações científicas e citações internacionais. Tem o reconhecimento como inventor em duas patentes internacionais de novos medicamentos. Pertence ao corpo docente da Sociedade Europeia de Oncologia Médica. Integra a Associação Americana de Oncologia Clínica. Preside a Fundação Sul-Americana para o Desenvolvimento de Novas Drogas Anti-Câncer (SOAD) e o Conselho Fiscal do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI).

É Doutor Honoris Causa pela USAL, Buenos Aires, Argentina. É consultorad hocda Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Nasceu em 18 de agosto de 1955 na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Brasil.