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Jornal Primeira Página

GestoPsi auxilia em gestão de clínica

Publicado em 11 outubro 2009

Por Renato Chimirri

Em parceria com pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o Instituto de Psicologia Comportamental de São Carlos (IPC), trabalha num sistema informatizado que proporcionará uma padronização de registros de informações clínicas e administrativas, além dos serviços psicológicos realizados por clínicas e instituições. As informações foram apuradas junto à Fapesp.

Esse processo surgiu quando o psicólogo Oliver Zancul Prado passou a trabalhar como supervisor em uma clínica-escola, em São Carlos. "Constatei que não tinha como fazer perguntas ou avaliar os serviços prestados. Era preciso garimpar registros em papel que, por falta de tempo, só eram sistematizados a cada dois anos" explica.

Intrigado com a questão, ele resolveu analisar se o problema era recorrente a outros institutos ou clínicas, passando a investigar a frequência com que essas avaliações apareciam na literatura especializada.

Foi descoberto que, em num universo com mais de mil artigos científicos relacionados à psicoterapia, somente 50 abordavam à eficiência ou resultado dos serviços. "Essa estatística demonstra que a maioria das instituições tem dificuldades de sistematizar informações sobre o atendimento" disse.

O psicólogo confeccionou um projeto de construção de um software para gestão de serviços a que deu o nome de GestorPsi. Em 2003, o IPC, do qual ele é sócio, mostrou a proposta ao Programa Pesquisa Inovativa em Pequena Empresa (PI PE) da Fapesp, em parceria com pesquisadores na área de psicologia e computação da USP e UFSCar. "Não era apenas um projeto de pesquisa, já que incluía o desenvolvimento de um produto" salientou.