Notícia

Região em Destake

GERAL | Pesquisadores da UFSCar lançam livro sobre o trabalho nos canaviais

Publicado em 02 maio 2019

Por Agência FAPESP

“Vidas talhadas no avesso da história” foi publicado pela Editora Annablume, com apoio da Fapesp

“Vidas talhadas no avesso da história: estudos sobre o trabalho nos canaviais”, obra organizada pelos sociólogos e pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Maria Aparecida de Moraes e Silva e Lúcio Vasconcelos de Verçoza, é uma coletânea de pesquisas realizadas sobre o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar. Lançado pela Editora Annablume, o livro contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nas últimas décadas, o Brasil tem se projetado como um dos maiores produtores de commodities do mundo, como soja, milho, açúcar, café, laranja, carnes e minérios. Na contramão da visibilidade dos volumes gigantescos desta produção, há o ocultamento e, até mesmo, a negação das pessoas que labutam nas produções. Nesse contexto, o livro lança luz especificamente sobre os trabalhadores dos canaviais.

Os pesquisadores que assinam os artigos penetram nas profundezas dos canaviais paulistas e alagoanos, munidos de ferramentas teórico-metodológicas, a fim de descobrir o avesso da produção canavieira. História relatada, vivenciada e sentida por homens, mulheres e crianças que tantas vezes deixam suas terras, seus locais de origem em busca de trabalho. São nômades que circulam de um canto a outro do País, deixando rastros que são apagados pela mesma engrenagem que os move. A obra revela a empreitada movida pelos autores para desapagar esses rastros e trazer ao palco os sujeitos que fazem esta história.

Os autores

Maria Aparecida de Moraes Silva é livre-docente na UFSCar e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura e capitalismo, exploração do trabalho, modernização agrícola, trabalhadores e assentamentos rurais. Lúcio Vasconcellos de Verçoza, mestre e doutor pela UFSCar, tem atuado principalmente com agricultura e capitalismo, assalariamento rural, migração, conflitos de classe e saúde do trabalhador.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
São Carlos Agora Portal Canaonline