Notícia

Unesp

Geógrafa Maria Laura Silveira profere Aula Magna na Unesp

Publicado em 04 março 2013

Maria Laura Silveira, pesquisadora do Conicet (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de La República Argentina) e da Universidade de Buenos Aires, realiza, dia 19 de março, às 19 h, no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, Câmpus de Rio Claro, no Anfiteatro do Departamento de Geografia Auditório Adistão Marcon, a Aula Magna e Inaugural do Programa de Pós-graduação em Geografia da unidade deste ano.

O tema da Aula magna será 'Tempo e espaço em Geografia: dilemas e questões'. “A professora atuou no Brasil na USP e foi colaboradora de Milton Santos, o mais renomado e premiado geógrafo brasileiro”, informa José Gilberto de Souza, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, primeiro centro de formação em pós-graduação fora da Capital Paulista e o segundo programa do país.

Sobre Maria Laura Silveira

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidad Nacional del Comahue (Argentina, 1988), Doutora em Ciências: Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997). Ex-professora da Universidad Nacional del Comahue. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa - II CNPq. Professora Doutora RDIDP da Universidade de São Paulo Publicou, entre outros, os livros Um País, uma região. Fim de século de modernidades na Argentina (USP-FAPESP, 1999), O ensino superior público e particular e o território brasileiro (co-autora com Milton Santos, 2000), O Brasil: território e sociedade no início do século XXI (co-autora com Milton Santos, 2001), Argentina: território e globalização (2003), Continente em chamas. Globalização e território na América Latina (organizadora, 2005). Atualmente desenvolve um projeto sobre "Uso corporativo do território, metrópoles e circuitos da economia urbana na América Latina" (Grupo de Pesquisa certificado no CNPq e "Proyecto de Investigación Plurianual" do Conicet). Atualmente Investigadora Independiente" do CONICET na Universidad de Buenos Aires. Temas de pesquisa e ensino: globalização e uso do território, problemas regionais, teoria e método da Geografia, geografia da América Latina, urbanização brasileira e latino-americana, economia urbana.

Informações: (19) 3526-9226.

Assessoria de Comunicação e Imprensa