Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Geofísica Espacial tem bolsas para mestrado e doutorado no Inpe

Publicado em 22 abril 2010

Termina no próximo dia 30 a inscrição para a seleção de mestrado e doutorado da Pós-Graduação em Geofísica Espacial do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe/MCT), em São José dos Campos (SP).

Os candidatos farão um exame de física e matemática, marcado para 6 de maio, no Inpe. A coordenação do curso analisa a possibilidade de realizar as provas escritas fora do estado de São Paulo.

Os candidatos ao Doutorado devem, além da prova escrita, proferir um seminário sobre um assunto de Geofísica Espacial (GES), escolhido por uma comissão indicada pelo conselho do Programa GES, da qual deve fazer parte o orientador em potencial do candidato.

Os aprovados devem ter data de colação de grau (para ingresso no mestrado) ou data de defesa de dissertação de mestrado (para ingresso no doutorado) igual ou anterior a 1º de junho próximo. Há disponibilidade de bolsas Capes e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), além da possibilidade de solicitação de bolsas para a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) juntamente com o orientador.

São as seguintes linhas de pesquisa oferecidas: Magnetosfera-Heliosfera - Maghel Física da Ionosfera - Iono Geomagnetismo e Indução Geoelétrica - Geoma Física da Alta Atmosfera - Fisat Luminescência Atmosférica - Lume Eletricidade Atmosférica - Elat e Quimica e Física da Baixa e Média Atmosfera - QUIATM;

Mais informações no site ou pelo email: dallago@dge.inpe.br