Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Genômica em quantidade

Publicado em 23 setembro 2008

Agência FAPESP – A Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida foi inaugurada na sexta-feira (19/9), no Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), pelo ministro Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o centro, construído em parceria com o Ministério da Saúde, é capaz de gerar uma grande quantidade de informação genômica e permitirá a realização de estudos nas áreas de expressão gênica, detecção de genes, análise de proteínas e seqüenciamento de DNA e RNA.

As instalações também são importantes para o avanço das pesquisas de vários tipos de câncer, uma vez que permitirão a continuidade e atualização dos trabalhos realizados nas Redes Genômicas.

A unidade tem capacidade de seqüenciar até 500 milhões de pares de bases de DNA em cerca de dez horas.

Os primeiros projetos que serão conduzidos no centro envolvem o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e o Instituto Nacional do Câncer. Outro projeto em articulação é o do seqüenciamento parcial do Trypanossoma cruzi, aprovado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).