Notícia

Folha do Tocantins

Genomas de coronavírus dos casos confirmados do país são diferentes

Publicado em 03 março 2020

O genoma do novo coronavírus de amostra coletada do primeiro paciente diagnosticado no Brasil é diferente do genoma do segundo paciente que teve confirmação para a doença no país. Além disso, eles são diferentes do sequenciamento feito em pacientes na China. Isso é o que confirmou a pesquisa feita por cientistas do Instituto Adolf Lutz em parceria com o Instituto Tropical da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Isso indicaria, segundo os pesquisadores, que está ocorrendo transmissão interna nos países da Europa.

“O primeiro isolado se mostrou geneticamente mais parecido com o vírus sequenciado na Alemanha. Já este segundo genoma assemelha-se mais ao sequenciado na Inglaterra. E ambos são diferentes das sequências chinesas. Tal fato sugere que a epidemia de coronavírus está ficando madura na Europa, ou seja, já está ocorrendo transmissão interna nos países europeus. Para uma análise mais precisa, porém, precisamos dos dados da Itália, que ainda não foram sequenciados”, disse Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP, em uma entrevista dada à fundação que apoia a pesquisa.

O primeiro caso do novo coronavírus em um morador do Brasil foi identificado no dia 26 de fevereiro. Dois dias após a confirmação, os pesquisadores conseguiram fazer o primeiro sequenciamento genético do novo coronavírus (o Covid-19) da América Latina. O segundo caso do novo coronavírus no Brasil foi confirmado no dia 29 de fevereiro. Ambos os pacientes são moradores de São Paulo, mas estiveram recentemente na Itália.

Segundo a Fapesp, o sequenciamento completo do segundo caso isolado viral foi concluído em 24 horas. Os dados do estudo serão divulgados em breve.

O trabalho tem sido conduzido com apoio do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde) – uma rede de pesquisadores dedicada a responder e analisar dados de epidemias em tempo real.

Para fazer o sequenciamento, com monitoramento em tempo real, o grupo faz uso de um equipamento portátil conhecido como MinION, usado pela primeira vez no país em 2016 para mapear a evolução do zika vírus.

Segundo Sabino, a principal vantagem de se monitorar em tempo real uma epidemia é a possibilidade de identificar de onde exatamente veio o vírus que chegou ao país, o que ajuda na promoção de ações para reduzir a disseminação da doença.

Claudio Tavares Sacchi, responsável pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, disse que a intenção é sequenciar os genomas dos vírus em todos os casos que forem confirmados no país. Mas se os casos positivos começarem a se multiplicar em larga escala, o trabalho vai passar a ser orientado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, que também integra o Projeto Cadde. “Nesse caso o sequenciamento passará a ser feito por amostragem e com base em métodos estatísticos, de modo a garantir que os casos amostrados sejam representativos do total”, disse o pesquisador.

Continue Lendo

Veja Também

Brasil

Todas as regiões do país têm casos suspeitos; São Paulo tem maioria

Publicados

5 horas atrás

em

3 de março de 2020

De

Folha do Tocantins

O Brasil tem, atualmente, 433 casos suspeitos de coronavírus. O número de casos confirmados continua sendo dois, ambos em São Paulo. Todas as regiões do país têm casos suspeitos, sendo São Paulo o estado com o maior número de casos suspeitos, com 163. Até o momento, são 162 casos descartados, sendo que a maioria tinha Influenza A e Influenza B.

Ontem eram 252 casos suspeitos. O aumento do número de suspeitos tem relação com a mudança de metodologia do Ministério da Saúde para considerar um paciente suspeito. Desde o final de fevereiro, o ministério decidiu não fazer reanálise dos casos notificados como suspeitos pelas secretarias estaduais de saúde. Assim, a avaliação local é considerada pelo governo federal.

Fase de contenção

Os estados continuam sendo capacitados pelo ministério para fazer as notificações corretamente, mas, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, metade das notificações dos estados não se encaixa na definição de casos de Covid-19. Atualmente, o Brasil se encontra na fase de contenção da doença.

“Estamos no nível 3, na fase de contenção, onde o nosso objetivo é evitar a dispersão [do vírus]. Obviamente, entendendo que há uma transição que se inicia para uma fase de mitigação, onde vamos trabalhar para evitar casos graves e óbitos”, disse Wanderson de Oliveira.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, considerou precipitada a decisão de escolas suspenderem as aulas se não houver nenhum caso suspeito dentro da instituição. “As escolas não se embasam em nenhum critério técnico. Imagino que elas tenham reunião de pais e o princípio da autoridade parental prevalece. Mas, do ponto de vista de saúde pública, se uma pessoa não chega de um local, não tem febre, não tem coriza, não tem nenhum sinal, ela não tem porque ser retida”.

Continue Lendo

Brasil

A Rede Vírus vai desenvolver pesquisas para mapear o Covid-19

Publicados

6 horas atrás

em

3 de março de 2020

De

Folha do Tocantins

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, informou nesta segunda-feira (3) que o governo federal prevê investir R$ 10 milhões via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em pesquisas voltadas para o mapeamento e sequenciamento do novo coronavírus.

Segundo Pontes, o valor ainda é uma previsão e deve ser aplicado em 2020. A informação foi divulgada após teleconferência sobre o novo coronavírus com ministros de Ciência e Tecnologia de outros oito países (Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Inglaterra, Itália, Japão e Nova Zelândia).

Em fevereiro, a pasta criou a Rede Vírus, uma rede de pesquisa envolvendo cientistas e laboratórios para ajudar no enfrentamento de viroses emergentes, com foco inicial em coronavírus e influenza. O grupo é formado por especialistas e representantes do Ministério da Saúde, de entidades científicas e de unidades de pesquisa.

O ministro Marcos Pontes afirmou em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC):

“A ideia é trabalhar com Ministério da Saúde para colocar recursos para que essa rede possa desenvolver as pesquisas. Certamente vai ajudar em termos de modelamento desse vírus, no mapeamento e no sequenciamento desse genoma e muitas outras possibilidades em termos de tratamento, testes clínicos. Então, o Brasil pode contribuir muito”

A rede de pesquisa será coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e definirá uma agenda de prioridades de pesquisa e ações futuras para auxiliar no combate de viroses no país. A atuação deverá ser restrita ao campo da pesquisa científica, como auxiliar e complementar às iniciativas do Ministério da Saúde.

Ministros de Ciência

De acordo com Marcos Pontes, o grupo de ministros de Ciência discutiu sobre formas de trocar informações sobre o novo coranavírus entre os países e como pode haver a colaboração entre os países.

“Nós tratamos de três assunto: o que estamos fazendo em cada um desses países em termos de pesquisa para auxiliar a parte de saúde propriamente dita. Segundo: como a gente pode trocar dados; e terceiro, como podemos colaborar com os diversos países”, explicou Pontes. O grupo de ministros faz parte do Carnegie Group of Science Advisers, criado em 1991 para reunir anualmente ministros da Ciência de diversos países.

Segundo o ministro, o grupo tem trabalhado no mapeamento e identificação da origem do novo coronavírus.

“A pesquisa e o desenvolvimento têm uma série de fatores que trabalham na busca de identificar o vírus, o genoma, o modelamento. Com esse tipo de identificação, a gente consegue ter uma ideia de onde vem, que tipo de vírus a gente recebeu aqui no Brasil. É importante a gente ter a noção dessa propagação”, completou.

A previsão de Pontes é que o grupo mantenha o contato, por teleconferência, semanalmente.

Continue Lendo

Brasil

Publicados

6 horas atrás

em

3 de março de 2020

De

Folha do Tocantins

Cerca de 5 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas no estado do Rio de Janeiro. A informação é do último boletim divulgado nesta segunda-feira (2) pela Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Os números dos boletins são atualizados pela Defesa Civil dos municípios e mudam a todo instante.

Até o momento, quatro mortes foram confirmadas. Por causa das chuvas, os bombeiros atenderam mais de 800 chamados no estado do Rio de Janeiro desde a manhã de sábado (29). Os atendimentos incluem salvamentos, cortes de árvores, buscas e resgates.

A Sedec-RJ informou que está distribuindo material de ajuda humanitária em apoio à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em várias regiões, incluindo os municípios de Magé, Belford Roxo, Guapimirim, Seropédica, Rio de Janeiro, Itaguaí, Mesquita, Queimados e Rio Bonito.

As equipes da Defesa Civil Estadual estão trabalhando diretamente nos municípios mais afetados, que pediram apoio em razão dos grandes danos causados pelas precipitações.

De acordo com o boletim, aproximadamente 3 mil itens foram entregues, entre kits-dormitório e de higiene, galões de água e cestas básicas.

Tempo instável

Para esta terça-feira (3), o boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil do Governo do Rio de Janeiro prevê tempo instável no estado. Para todo o território fluminense, há previsão de chuva. As pancadas de chuva deverão ser de moderadas a ocasionalmente fortes na região serrana e na regiões norte e nordeste do estado. Os ventos estarão de fracos a moderados.

A temperatura mínima prevista no estado é de 17 graus Celsius (°C) na região serrana e a máxima, 28°C na capital, na região sul e nas Baixadas Fluminense e Litorânea.

O município do Rio de Janeiro continua em estágio de alerta devido às chuvas. A previsão para a cidade é de chuva fraca a moderada durante a noite, segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio.

O tempo deverá permanecer nublado com chuva fraca a moderada amanhã. A temperatura mínima prevista é 17 °C e a máxima, 28°C, na capital.

Continue Lendo

Notícias

Cidades 4 horas atrás

Projetos com indígenas Krahô são discutidos em Lagoa da Confusão

Geral 5 horas atrás

Inscrições abertas para o evento Consciência e Atitude: Ações de Cidadania e Justiça

Geral 5 horas atrás

Suspeita de receptação de moto é detida pela PM em Gurupi

Polícia 5 horas atrás

PM prende homem e apreende espingarda, após disparo em via pública em Formoso do Araguaia

Cidades 5 horas atrás

Diretores e Coordenadores da educação municipal passam por formação sobre a Base Nacional Comum Curricular

Cidades 4 horas atrás

Cardápios dos Restaurantes Comunitários do mês de março já estão disponíveis

Cidades 5 horas atrás

Polícia Civil recupera carretinha roubada de idoso em Palmas

Cidades 5 horas atrás

Confira o resultado final do Processo Seletivo Simplificado 001/2020 – Secretaria de Infraestrutura

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo O Estado de S. Paulo O Globo Correio Braziliense Portal R7 IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online UOL BOL Estadão.com Folha.com BOL UOL IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil IstoÉ online Yahoo! UOL BOL O Globo online Yahoo! Portal Exame Record TV Record TV G1 Correio Braziliense online UOL BOL UOL BOL Agência Brasil Yahoo! BOL UOL BOL UOL Estado de Minas online Yahoo! Gazeta de Piracicaba Com Pauta Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo Vip Ceo MSN Página MS Central das Notícias Pais & Filhos online Polêmica Paraíba Central das Notícias GP1 Nominuto.com 24 Brasil Cruzeiro do Sul Leia Já Head Topics (Brasil) Tribuna do Norte (Natal, RN) online Jovem Pan Central das Notícias Paraíba Master Bom Dia Feira Blog do Flávio Chaves Gazeta Web Portal do Zacarias Head Topics (Brasil) Contexto Exato Agora Notícias Brasil Portal Salvador Dez BN - Bahia Notícias Barriga Notícias Recôncavo no Ar Central das Notícias W Rádio Brasil Sputnik Brasil Portal TopGyn Folha de Pernambuco Leiamais.ba Jornal i9Minas Rádio Cidade Jundiaí Blog Saúde e Dicas BN20 Blog do Robson Pires Portal Roma News ClickPB Jornal do Comércio (RS) online Central das Notícias Mais Expressão ES360 Não Acredito Metropóles MidiaMax CGN A Crítica (MS) online Central das Notícias O Liberal (Americana, SP) online Santa Portal Correio Popular (Campinas, SP) online FasterNet Diário do Grande ABC online Bem Paraná online Mix Vale Tarobá News Meon Diário de Notícias online Correio do Estado da Bahia (Blog) Jornal do Oeste (Toledo, PR) online HiperNotícias Central das Notícias Jornais Virtuais Terra MSN Camocim Imparcial Head Topics (Brasil) Notícias do Dia Brasil 247 Jornal do Commercio (PE) online Nominuto.com Política Livre Central das Notícias Zero Hora online O Documento online Jornal de Piracicaba O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online FA Notícias Central das Notícias Blitz Amazônico WH3 O Estado RJ online Dinheiro Rural online Portal Agora no RS Gazeta Web Plantão News (MT) Canal Daqui Folha de Pernambuco online Bem Paraná online Portal Leiagora O Bom da Notícia Hoje em Dia online Notícias ao Minuto (Brasil) Nova Notícias Money Times Nitro News Brasil Ponto da Notícia.com Novo Cantu Notícias O Verídico Polêmica Paraíba Portal TopGyn Poliarquia Portal de Notícias Portal Lapada Lapada A Voz de Santa Quitéria Todo Dia (Americana, SP) online Tudo em Dia SiteBarra Diário Piauí Rádio Guaíba Agência BR Repórter Hoje A Semana News 24 Brasil Carta Capital online Central Brasil Notícias Correio Independente Digoreste Notícias Estação da Notícia TNH1 Visão Cidade Acorda Cidade Imirante BMNotícia Diário Carioca Leia Notícias Diário da Saúde Central das Notícias WG Notícias Press From Brasil MSN Head Topics (Brasil) Z1 Portal de Notícias Época Negócios online Terra BBC Brasil Jornais Virtuais O Sul online SolidáRio Notícias Mix Vale Portal do Governo do Estado de São Paulo Galileu online Refugo Central das Notícias Biblioteca FMUSP Interdependente Jornal da USP online Portal Fórum Liberdades SINA (China) TV Globo BBC Brasil Contexto Exato A Tarde (BA) online SP Agora Cada Minuto Rádio 94Fm Dourados Diário do Vale Gazeta do Paraná O Sul Jornal A Cidade (Votuporanga, SP) Agência CMA Central das Notícias Na Mídia News Confirma Notícia ARede Toda Bahia Jornal da Cidade (Aracaju, SE) online Portal Guará Bem Mais Brasília Planeta Osasco Bahia No Ar Portal GRNews Terra Bahia Recôncavo Portal da Enfermagem Jornal GGN Tudo é Espanto Blog A Crítica Visual News Notícias Os Cabeças da Notícia Central das Notícias Caderno B Folha de Londrina online Blog do Toninho Blog do Levany Junior Central das Notícias Olhar Digital Mundo Lusíada Martins em Pauta Eu Quero Investir Central das Notícias Pais & Filhos online Costa Rica em Foco Clic Camaquã Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Cassilândia Notícias Diário da Amazônia RedeTV (Porto Velho, RO) Jornal Dia Dia 4oito Amambai Notícias Mais Santos online Revista A Mais influente online Novoeste Madeirão Mundo Positivo D24AM Única Mania LF News Luciano Reis Notícias LabNetwork Portal Neo Mondo Tribuna da Bahia Em Tempo Correio da Paraíba Diário do Rio Claro Deutsche Welle (Alemanha) Central das Notícias TV Cariri Olhar Digital Saber Atualizado Plataforma Media (Portugal) Repórter GM-7 * Gilmar Marques Central das Notícias Itaporã News Brasil Soberano e Livre Marechal online Portal de Finanças Sistema Costa Norte de Comunicação Claudio Tognolli Dom Total Blog Jornal da Mulher Brasil CT&I Sociedade Científica Planeta Universitário ITimes.news TV Globo TW Great Daily BrasilCN (China) Twoeggz (China) Wap (China) Baijiahao (China) Diário de Itabira (MG) Espaço Ecológico no Ar Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa O Dia (SP) Rondônia ao Vivo TáNaMídia Naviraí Portal da Enfermagem Goiaba Tech Canaltech Central das Notícias O Paraguaçu online Ata News Época online Época Negócios online Head Topics (Brasil) ABVISP - Associação Brasileira dos Vigilantes Segurança Pessoal Tudo Ok Notícias Brasil Soberano e Livre Jornal Grande Bahia Plantão News (MT) Voz da Terra Jornal da Chapada Plantão News (MT) Central das Notícias Fala Petrolina Brasil de Fato online Diário Carioca Folha Rondoniense online Algomais online A Gazeta News (MS) online AmargosaNews Jornal ZM Notícias online UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Rádio Gazeta AM 1.260 KHz (Maceió, Alagoas) DCM - Diário do Centro do Mundo Estação Ativa FM Atual MT Ativa FM 98,1 Donfa News Além d'Arena A Folha (PR) Head Topics (Brasil) Central das Notícias InvestMax Minuto Sergipe Momento MT Jornal de Todos Jatobanews Central das Notícias Revista Sustinere online Bom Jardim Notícias SindServ Barueri GR21 – Gazeta Ribeirinha Gazeta Brasil Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Tribuna do Interior online Bem Paraná online Mix Vale Rede Massa SBT MidiaMax Jornal O Sollo Tribuna de Petrópolis Jornal Página do Estado Portal dos Fatos Saense Saúde Debate Jornal do Tocantins online MidiaMax Fatos do Iguaçu online Brazilian Times (EUA) A Gazeta (ES) online Biorosario Notícias ITimes.news CBDL - Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial Notícias ao Minuto (Brasil) Nova Notícias Plataforma Media (Portugal) QQ.com (China) Show de Notícias Notticias.org News Time (China) Yiyi.com (Austrália) Phoenix Finance (Austrália) 45fan Wulizixun Shenghuott (China) Career Engine (EUA) Baijiahao (China) Jiemian.com (China) SINA (China) SOHU.com (China) Global Daily Kuaibao Qq (China) wailaike.net LiveJame Rokh Press 63ke.net AcFun (China) PopYard Diário do Povo (China) online Correio da Manhã Panambi News Kuaibao Qq (China) Desde Puebla (México) Head Topics (Brasil) El País (Brasil) online Martins em Pauta US China Press (EUA) Interlusófona Yidian Zixun (China) yixuew.cn Biolodúvidas Ipará City (BA) Ciencianautas Olanss.com Fatos Desconhecidos Visão (Portugal) online SAPO Notícias (Angola) The World News (Ucrânia) Click Guarulhos Clic São Lourenço SAPO Notícias (Moçambique) The Daily Breaking News (EUA) Diário Cidade Baiguanw (China) MSN Gazeta de S. Paulo online Diário Nacional RMF 24 (Polônia) eCycle Poder360 MSN ITimes.news MediMagazine (Itália) Portal Minas Revista SÁBADO (Portugal) online Jiemian.com (China) huanqiujiemi.com MSN (Canadá) Shahr-e Khobar Diário de Pernambuco Blog do Magno Martins Canal S+ (Portugal) Twoeggz (China) Ngola News (Angola) Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Vila Nova Online (Portugal) Falando a Verdade MSN (Colômbia) MSN (Canadá) Diário da Saúde Reddit (EUA) Blog H News iMato Grosso Portal Sorriso MT Paraná Praia Jornal de Brasília Toledo News Nh Tv Rádio Santa Cruz Metro 1 Tech Na Net Tech Na Net Informa Paraíba Itaporã Agora Metro 1 Jornal Tribuna Livre Goiás 24 Horas Fatos Desconhecidos