A partir de hoje, sempre às 21 horas, a Rede Cultura exibe Genoma: Em Busca dos Sonhos da Ciência, série inédita que vai ao ar até sexta-feira, e que enfoca o Programa Genoma criado pela Fapesp, em 1997, e o trabalho de pesquisadores para explicar esta nova área do conhecimento. Apresenta a ambição dos cientistas para decifrar desde os genes de uma bactéria, como a Xylella fastidiosa, até os que levam a tumores de câncer.
A série pretende levar o telespectador a um passeio pelo mundo da ciência. Os cinco programas, pioneiros na história da televisão brasileira, mostram pesquisadores e institutos envolvidos no maior e mais caro plano de investigação da ciência nacional. O Programa Genoma já recebeu cerca de US$ 35 milhões. Sua principal entidade financiadora é a Fapesp, mas também têm a parceria o Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer, o Fundecitrus e a Coopersucar.
As gravações foram feitas no estado de São Paulo, ambiente do Programa Genoma-Fapesp, e nos Estados Unidos, o país que detém a maior indústria genômica do mundo. Foram entrevistados Craig Venter, que anunciou o seqüenciamento completo do genoma humano até meados de 2001, Phil Green, o nome mais importante entre os especialistas em bioinformática e Leroy Hood, que trabalha no desenvolvimento de máquinas para automatizar tarefas ligadas à área, inclusive os seqüenciadores de DNA, desde os anos 60.
A equipe da TV Cultura também mostra a criatividade e as dificuldades dos cientistas brasileiros, ao passar pelos laboratórios envolvidos no projeto. O programa fala da união da computação e a biologia molecular e do maior sonho da área: conseguir o seqüenciamento completo do material genético da espécie humana.
Notícia
Jornal de Piracicaba