O Brasil dispõe de invejáveis condições competitivas para o desenvolvimento da biotecnologia. É o que asseguram empresas como a Recepta biopharma e instituições como a Fundação Biominas e a BRBiotec Brasil. Na avaliação da Biominas, um diferencial competitivo do país para a inovação biotecnológica são a sua notável biodiversidade e a disponibilidade de recursos humanos altamente qualificados para pesquisa e desenvolvimento, recursos estes subutilizados pelo sistema de inovação do país.
Presidente da Recepta biopharma e ex-diretor científico da fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) - entre 1993 e 2005 -, o físico José Fernando Perez comandou o Programa Genoma de 1997 a 2003. Finalizados os projetos do programa, os resultados que ele mais costuma ressaltar foram a formação biotecnológica de centenas de profissionais e a criação de pelo menos quatro empresas brasileiras de biotecnologia, inclusive a sua.
Na Recepta, Perez coordena uma série de pesquisadores e instituições no desenvolvimento da parte clínica dos testes de candidatos a medicamentos anticâncer. "O modelo da Recepta é inovador, porque é baseado em parcerias com universidades, institutos de pesquisa e hospitais", afirma. Tais parceiros incluem o Instituto Ludvvig de Pesquisas sobre o Câncer (ILPC), Instituto Butantan, Faculdade de Medicina da USP, hospitais Alemão Oswaldo Cruz (SP), da Baleia (MG), das Clínicas (UFMG), Sírio Libanês (SP), Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, Instituto Nacional do Câncer (Ministério da Saúde) e G-Lab da Sloan School of Management, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Pelo acordo entre o Instituto Ludwig (criado com a fortuna do bilionário americano Daniel Keith Ludwig, idealizador do Projeto Jari), com sede em Nova York, e Perez, coube ao ILPC licenciar a propriedade intelectual de alguns anticorpos monoclonais humanizados (mAbs, na sigla em inglês), potencialmente eficazes no tratamento de certos tumores, e transferi r conheci mento científico e tecnológico para atividades de P&D da Recepta.