A iniciativa já contribuiu com a formação de mais de 1800 pessoas, conta com atividades de empreendedorismo e cozinha.
O projeto Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), ministra cursos de gastronomia e empreendedorismo para o público LGBIQIA+. As aulas ocorrem na Casa do Samba, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Com duração de uma semana, os alunos têm uma semana intensa de aprendizado com chefes de cozinha. Os participantes aprendem sobre diversos assuntos ligados à culinária como o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas online e também no local do curso.
Dados divulgados pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no ano de 2020, mostra que apenas 13,9% de mulheres trans e travestis possuíam empregos formais. Já entre os homens trans, o percentual foi um pouco maior, totalizando 59,4%.
“Com a profissionalização dessas pessoas, conseguimos aumentar a qualificação e, principalmente, atuar de forma afirmativa na empregabilidade de pessoas LGBTQIA+”, comenta a presidente do ICAA, Liane Gaby.
Atividades
O cronograma do projeto, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas de mercado e cozinha, conta com cinco dias de oficinas, divididos em dois turnos (manhã e tarde), sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no quinto e último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.
Para mais informações, é possível acessar as redes sociais do projeto (@gastronomiadoamanha).
Serviço:
Gastronomia do Amanhã 2022
Onde: Casa Samba Belém (Av. Tamandaré, esquina com a rua Dr. Assis)
Quando: De 17 à 21 de outubro.
Conteúdo Relacionado
Comentário(s)