Notícia

ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça

Garça: reunião apresenta nova lei de inovação municipal

Publicado em 22 agosto 2019

Por Fábio Dias

Na noite de ontem, 21, em reunião ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi apresentada a nova Lei de Inovação Municipal.

Foi uma grande novidade para Garça e o Professor Doutor Elvis Fusco fez uma apresentação sobre as oportunidades criadas e os benefícios alcançados com a implantação desta lei, baseado no caso de Marília.

Segundo divulgado pela assessoria de Comunicação, a nova lei estabelecerá medidas de incentivo às atividades científicas, tecnológicas e de inovação realizadas pelas entidades públicas e privadas e cidadãos, visando a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental, e a melhor qualidade de vida para a sociedade.

Também na noite de ontem foi instituído o Sistema Municipal de Inovação, visando a articulação estratégica das atividades dos diversos organismos públicos e privados que atuam direta ou indiretamente no desenvolvimento de inovação em prol do município, além de estruturar ações mobilizadoras do desenvolvimento econômico, social e ambiental, promovendo o incremento das interações entre seus membros, ampliando a sinergia das atividades de desenvolvimento da inovação e construindo canais e instrumentos qualificados de apoio à inovação para o desenvolvimento sustentável.

“Esta é uma questão muito bem posicionada pelo prefeito João Carlos do Santos, que em sua gestão destaca a inovação e reconhece a importância do seu papel. Em especial, as empresas que investem em inovação agora poderão contar com mais este instrumento que diferencia Garça de outras cidades. Com a nova lei, somado ao conjunto do que já temos em Garça, como a FATEC, a ETEC, indústrias e empresas de tecnologia, acreditamos que fortaleceremos o poder de atração de empreendimentos inovadores para a nossa cidade", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino.

A Lei vinha sendo discutida desde o ano passado no Conselho de Desenvolvimento Econômico, e atualmente está tramitando na Câmara Municipal para ser aprovada pelos vereadores.

Sobre o palestrante

O professor Elvis Fusco é Doutor em Ciência da Informação e Mestre em Ciência da Computação e Pós-doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA / USP. Atualmente é Pró-Reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional no Centro Universitário Eurípides de Marília - Univem. Foi coordenador dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação do Univem (01/2008-01/2019). Coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), credenciados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) do Governo do Estado de São Paulo. Vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília (COMCITI). Coordenador do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília - APL TI Marília. Presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI). Diretor do SEPROSP - Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo. Atua como pesquisador nos Grupos de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação e Inovação em Tecnologias Informacionais Computacionais (ITIC). Membro do corpo editorial dos periódicos Novas Tecnologias em Informação e Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics. Orientador de pesquisas financiadas pela FAPESP e CNPq. Atua nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação. Palestrante sobre os temas Tecnologia, Inovação, Mercado e Formação em Tecnologia da Informação, Empreendedorismo e Ecossistemas de Inovação.