Notícia

Planeta Universitário

Ganhador do Prêmio Leibniz dará conferência na FAPESP

Publicado em 06 maio 2014

O professor Onur Güntürkün, da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, vencedor em 2013 do Prêmio Gottfried Wilheim Leibniz, o mais prestigioso prêmio científico daquele país, proferirá uma palestra na sede da FAPESP, em São Paulo, no dia 20 de maio. Na palestra intitulada “ Cognition without Cortex: The convergent evolution of avian and mammalian forebrains”, Güntürkün falará sobre suas pesquisas na área de psicologia biológica, na qual é considerado pioneiro. O objetivo principal de seu trabalho – caracterizado pela junção de questões, conceitos e descobertas psicológicas, biológicas e neuroanatômicas do behaviorismo comparativo e das neurociências – é entender como a percepção, o pensamento e a ação surgem no cérebro.

 

Em um de seus estudos, o cientista trabalhou com gralhas para demonstrar que, apesar de não possuírem córtex cerebral, as aves têm a mesma habilidade de primatas para se reconhecerem em um espelho – e, com isso, podem desenvolver algo parecido com o conceito de self.

 

A partir dessa descoberta, ele demonstrou que as estruturas da parte frontal do cérebro de pássaros e de primatas, com a evolução, foram ficando mais similares e, apesar de estruturas diferenciadoras, convergem em performances neurobiológicas.

 

O evento na FAPESP é organizado pela própria Fundação e pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e aberto ao público em geral.

 

Considerado o “Nobel” da ciência alemã, o Prêmio Leibniz é concedido anualmente desde 1985 pela DFG a cientistas que trabalham na Alemanha. Os vencedores recebem até € 2,5 milhões para serem investidos em pesquisa ao longo de sete anos.

 

De origem turca, com formação na Turquia e na Alemanha, e temporadas para pesquisas em Paris e em San Diego, Güntürkün também foi indicado para receber o Communicator-Prize alemão deste ano, por sua capacidade de comunicar com sucesso os resultados de pesquisa para um público amplo fora do mundo científico.

 

A conferência de Güntürkün será proferida em inglês, com tradução simultânea. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fapesp.br/eventos/onur/inscricoes.

 

A FAPESP fica na Rua Pio XI, 1500, em São Paulo. Mais informações: www.fapesp.br/eventos/onur.

 

Agência FAPESP