“Floresta Virtual” é uma ferramenta educativa que simula uma aventura em 3D realista, dirigida ao público infanto-juvenil, e está disponível para download gratuito Jogo educativo disponível para computadores traz informações sobre o bioma da Floresta Amazônica.
O jogo para PC Floresta Virtual é um GameTur pelo bioma mais importante do nosso planeta, a Floresta Amazônica. Trata-se de uma ferramenta educativa que permite que usuários se conectem com esse bioma de forma lúdica através de uma aventura que une conhecimento e emoção que busca sensibilizar o usuário para que colabore na defesa e proteção desse tesouro natural. Destinado ao público infanto-juvenil, foi desenvolvido para ser acessado pela internet e está disponível para download gratuito no arquivo compactado. É necessário baixar no computador, descompactar e acessar o arquivo executável que dá acesso ao jogo.
Desenvolvido pela equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC), localizado em São Carlos, ligado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), e financiado pela Fapesp, o projeto foi coordenado por Glaucius Oliva, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Segundo os autores do projeto, o objetivo é despertar nos jovens a importância da preservação da imensa biodiversidade existente na Floresta Amazônica e o conhecimento dos povos que a habitam, utilizando a linguagem computacional de um jogo virtual.
O gametur funciona por meio da simulação em 3D realista, utilizando ferramentas digitais. O passeio em realidade virtual é guiado através de uma seta, localizada na parte superior da tela, que auxiliará o jogador a localizar diferentes plantas, animais e curiosidades da floresta, desde as onças-pintadas até gigantescas árvores como a sumaúma. Durante a navegação, o visitante irá interagir com elementos que compõem o bioma, adquirindo conhecimentos gerais e específicos sobre cada um deles. Além disso, ao longo do percurso o usuário poderá participar de “quizzes” e conquistar bonificações que testarão os conhecimentos adquiridos sobre a floresta e dos povos originários e ribeirinhos que a habitam.