Notícia

InfoMoney

Games ajudam a tomar decisões mais rapidamente, revela pesquisa

Publicado em 22 setembro 2010

SÃO PAULO - O videogame pode ajudar a "treinar" o cérebro para tomar decisões mais rapidamente. A conclusão é de um estudo feito na Universidade de Rochester, no Reino Unido. Ele demonstrou que, apesar de mais rápidas, as decisões não são menos exatas.

Os jogadores de videogames desenvolvem mais sensibilidade ao que está ocorrendo à sua volta e esse ganho não apenas faz com que melhorem a pontuação nos games, mas também resulta na melhoria de habilidades empregadas em diversas outras tarefas.

Segundo informações da Agência Fapesp, os pesquisadores examinaram dezenas de jovens entre 18 e 25 anos que não costumavam jogar games eletrônicos e os dividiram em dois grupos. O primeiro praticou 50 horas de jogos de ação, enquanto o segundo jogou um game mais estratégico e lento.

Teste

Após o treinamento, os participantes foram submetidos a testes. Os resultados indicaram que aqueles que treinaram com jogos de ação foram até 25% mais rápidos que os outros para chegar a uma conclusão para as respostas do teste. Apesar de serem mais rápidos, a média de acertos deles não era menor que a registrada entre os mais lentos.

"Os jogadores de games de ação são tão eficazes quanto, mas são mais rápidos que os demais. Eles tomam mais decisões corretas por unidade de tempo", disse Daphne Bavelier, cientista que também desenvolveu o estudo. "Se você for um cirurgião ou estiver no meio de um campo de batalha, essa habilidade pode fazer a diferença".