Série de palestras acontece ao longo de três semanas e traz diferentes perspectivas sobre infância, juventude, desigualdades e educação
A série de seminários Diálogos Sul-Sul, organizada pela Western Sydney University (Austrália), em parceria com o programa de Mestrado em Antropologia Sociocultural e a Faculdade de Ciências Sociais, ambos da Universidade do Chile, tem início nesta quinta-feira (10) com a proposta de discutir futuros educacionais pós-pandemia. Dividido em três dias de conferências on-line, o evento abre seu primeiro dia com o tema Infâncias e juventudes em contextos de complexidade: de estratégias familiares a compromissos comunitários.
No segundo dia da série (17/11), às 18h30, Amélia Artes, integrante do grupo de pesquisa Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos, no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), apresentará a palestra Desigualdades escolares no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para as políticas públicas. A apresentação será feita em parceria com Cinthia Toledo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
As análises fazem parte de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e realizado na FCC, na Unicamp e na Universidade de São Paulo (USP), com coordenação do professor Mauricio Ernica (Unicamp).
As pesquisadoras trarão um panorama das desigualdades escolares no Brasil e das mudanças que a pandemia acarretou para a rotina nas escolas, com base em três aspectos: as experiências de estudantes e professores nesse contexto; os efeitos da suspensão das aulas presenciais sobre a permanência e o desempenho escolar, e as respostas de governos, escolas e professores à nova situação.
No dia 17 de novembro, o evento contará ainda com as participações de Verónica López (Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso) e Lorena Villagrán (Universidade do Chile), que também farão apresentações, respectivamente, sobre o impacto da pandemia de covid-19 nas escolas e as experiências de crianças migrantes.
O terceiro e último dia será dedicado a temas como Vozes jovens: Austrália pós-covid and Uma escola sobrecarregada: afetividade, gênero e sexualidades na era pós-confinamento.
Todas as apresentações terão tradução simultânea em português, espanhol e inglês e as inscrições podem ser feitas na página do evento disponível na plataforma Zoom.