Parceria permite que estudantes realizem experimentos e demonstrações práticas em avião e viabilizou projeto de robôs colaborativos com o Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA)
Estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC) estão tendo aulas práticas de uma forma bastante inovadora: dentro parte dianteira de um Embraer E2 190.
A fuselagem, doada pela fabricante de aeronaves brasileira, está sendo utilizada como uma sala de aula pela universidade ao ser transformada em um cenário para realização de experimentos e demonstrações práticas relacionadas à mecânica estrutural.
De acordo com Glauco Caurin, professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, o equipamento vai oferecer aos alunos e professores uma experiência muito próxima aos desafios reais em uma aeronave.
“Isso enriquece o aprendizado e aproxima a academia dos desafios da indústria, proporcionando uma formação mais completa e alinhada às demandas do mercado”, disse o professor, ao jornal da USP.
Caurin contou também que a parceria da UFSCar com a Embraer viabilizou a criação de um projeto de robôs colaborativos com o Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela própria fabricante de aeronaves.
“O cenário será utilizado para analisar a viabilidade de implementação de novas tecnologias na montagem do interior da aeronave, incluindo robôs colaborativos trabalhando lado a lado com os operadores humanos, o uso de visão computacional, de inteligência artificial (IA), entre outros dispositivos que permitam a evolução nesse setor”, explicou o professor.