Notícia

Furb

FURB presente em projeto colaborativo internacional

Publicado em 22 maio 2020

A professora Dra. Eleine Kuroki Anzai, do curso de Medicina Veterinária, e o professor Dr. Alessandro Silveira, do curso de Ciências Farmacêuticas, representam a Universidade Regional de Blumenau (FURB) no projeto colaborativo internacional One Health Brazilian Service (OneBR).

O OneBR é o primeiro banco de dados genômico disponível para auxiliar profissionais e sistemas de saúde na vigilância de epidemias, diagnóstico, gerenciamento e controle da resistência das doenças infecciosas em humanos e animais.

Dentre os financiadores do projeto estão a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Fundação Bill e Melinda Gates (criada pelo ex-presidente da Microsoft, Bill Gates) e o Ministério da Saúde.

Os professores da FURB colaboram com o projeto coletando amostras de bactérias da região para serem enviadas para um laboratório em São Paulo, onde é feito o sequenciamento genético dessas bactérias. Além de fazerem artigos sobre bactérias em animais, como bugios e bovinos.

“Essa parceria está rendendo bons frutos, como diversos artigos e divulgação da FURB no cenário nacional de pesquisa. Tem um laboratório de diagnóstico microbiológico aqui na universidade, ou seja, de doenças infecciosas e resistência bacteriana, onde trabalho em parceria com a Dra. Eleine”, explicou o professor Dr. Alessandro Silveira.

A professora Dra. Eleine Kuroki Anzai tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, Microbiologia e Doenças Infecciosas dos animais, sendo coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas Veterinário da FURB.

O professor Dr. Alessandro Silveira é coordenador do curso de Especialização em Bacteriologia Clínica da FURB e tem experiência na área trabalhando como pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).