Notícia

Globo Rural

Fungo nota 10

Publicado em 01 junho 2011

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai enriquecer o arraçoamento de bovinos. O biólogo José Valdo Madeira Jr., pesquisador da instituição, descobriu que o fungo Paecilomyces variotii é capaz de retirar a toxicidade da torta de mamona, muito rica em proteínas, e melhorar a composição do bagaço de laranja.

O fungo é usado na fermentação desses artigos e tem condições de produzir dois tipos de enzimas, a fitase e a tanase, consideradas peças-chave na fabricação de ração e que atualmente precisam ser importadas pelo Brasil. Nesse processo, elimina-se a substância tóxica ricina, presente no resíduo da extração do óleo de mamona. Nas experiências com bagaço de laranja, houve aumento de compostos químicos benéficos para a saúde animal.

Além desses benefícios, as enzimas que surgem do processo de fermentação enriquecem a ração com fósforo, elemento essencial para a constituição dos ossos e da fisiologia animal. Agora, o desafio da pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é utilizar os resultados obtidos em laboratório na produção de ração em escala industrial.