F undos Patrimoniais Filantrópicos, também conhecidos como endowments, são fundos criados para receber doações destinadas a sustentar causas ou organizações específicas. De um modo geral, os recursos recebidos permanecem no fundo, em aplicações financeiras, e apenas os rendimentos são periodicamente resgatados para custear todo ou parte do funcionamento ou incremento de organizações sociais, educacionais, de saúde, ambientais, culturais, e outras causas de interesse público. Este é um importante mecanismo para a preservação de um patrimônio doado e garante recursos para causas de interesse público no longo prazo. (ISIS – Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social, 2025).O Fundo Patrimonial da USP (FPUSP) foi criado em 2021, já em conformidade com a Lei nº 13.800/2019 (Lei dos Fundos Patrimoniais), que tem como objetivos profissionalizar a gestão, proteger o patrimônio e perpetuar uma estrutura sólida, com rendimentos de longo prazo.
Dessa forma, o modelo de governança do FPUSP é independente – contábil, administrativa e financeiramente segregado da universidade –, administrado por uma fundação gestora própria, composta por mais de 15 profissionais.Em sessão realizada em outubro de 2024 o Conselho de Administração do Fundo Patrimonial da USP, aprovou os nomes do Prof. Moacir de Miranda, da FEA-USP, como novo Diretor Presidente do Fundo Patrimonial da USP e do Prof. José Carlos Santos, também da FEA – USP, como novo Diretor Financeiro. O Fundo patrimonial da USP tem por objetivo ser uma fonte perene de recursos para apoiar a Missão, Visão e Objetivos Estratégicos da USP. Não vamos mimetizar a estratégia de nenhuma universidade, mas podemos aprender com os acertos e erros de outras universidades. Vejamos o caso da Harvard University, que possui o maior fundo patrimonial do mundo (mais de 50 bilhões de dólares). As distribuições da doação de Harvard fornecem uma fonte crítica de financiamento para a Universidade. O Fundo Patrimonial da Harvard University distribuiu US$ 2,4 bilhões no ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2024, contribuindo com mais de um terço da receita operacional total de Harvard naquele ano. Claro que um fundo centenário como o da Harvard University não pode ser comparado ao nosso fundo, criado há 4 anos. Mas nos dá a dimensão que ele pode atingir.
Vamos formular e implementar uma estratégia de captação de forma que o patrimônio futuro do Endowment USP venha a refletir a magnitude da USP no contexto nacional e internacional. No ano passado participei ativamente da criação do Subfundo de Propósito Especifico do USP Diversa, eu na qualidade de Coordenador do Escritório de Parcerias da USP, onde foi criado o USP Diversa. Para 2025 já aprovamos no Conselho do Fundo a criação de outro Subfundo de Propósito Específo USP focado em Inovação, com o objetivo de estimular ainda mais o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da USP e auferir oportunidades proporcionadas pela Lei da Startups, Lei da Inovação e outras. Outros fundos de propósito específico estão sendo criados, sempre a partir de iniciativas estratégicas que já estão ocorrendo na USP.
O Fundo de Propósito Específico em Inovação já começou a ser modelado. A idéia básica é aumentar o impacto da USP na sociedade através da geração de riqueza e criação de empregos intensivos em tecnologia e conhecimento. Para isso o objetivo é engajar ainda mais o robusto ecossistema de inovação da USP, composto por 12 CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e 5 CPAs (Centros de Pesquisa Aplicada) (ambos financiados pela FAPESP) e também por 9 EMBAPIIs (financiados pelo Governo Federal) na criação de startups que irão escalar e se transformar em grandes empresas intensivas em tecnologia e conhecimento, quebrando a lógica dominante das commodities, que ainda sustentam a economia brasileira. O ecossistema de inovação da USP vai “inocular”, através do Fundo em Inovação, cada vez mais, tecnologia e conhecimento nas cadeias produtivas e de serviços, principalmente em setores onde o Brasil pode protagonizar uma liderança global, tais como transição energética, descarbonização, segurança alimentar, agronegócio, saúde pública e digital, e em temas transversais como inteligência artificial, computação quântica, longevidade e outros.
Além disso, há outras iniciativas estratégicas também muito importantes em implantação. A parceria com o Alumni USP vai permitir a formulação de uma estratégia de segmentação para fortalecimento da identidade USP e atração de doadores que vão ter a oportunidade de retribuir a “diferença” que a USP fez em suas vidas. Um egresso com 30 anos de formado, por óbvio, tem uma expectativa e capacidades distintas das de um egresso com 3 anos de formado, mas todos serão convidados a contribuir de acordo com suas capacidades e interesses.
Estamos também formulando a estratégia para a captura de valor da marca USP, que pertence ao Fundo Patrimonial. Fortalecer ainda mais o posicionamento da marca USP como exemplo de ética, seriedade e excelência em ensino, pesquisa e extensão, focados no desenvolvimento econômico social e ambiental, pode se tornar fonte relevante de recursos para apoiar os objetivos estratégicos da USP, como já fazem as universidades líderes no mundo.
Há um universo de oportunidades a serem exploradas e a comunidade USP vai ser convidada a se engajar cada vez mais nas iniciativas do Fundo Patrimonial da USP, incluindo a comunidade de professores, funcionários e alunos, assim como a comunidade de egressos da USP e a sociedade paulista que a sustenta.