Oportunidade de pós-doutorado com Bolsa FAPESP no âmbito do Projeto Temático “Medidas para a redução das infecções primárias no manejo integrado do huanglongbing no cinturão citrícola de São Paulo: viabilidade técnica e econômica” (Processo FAPESP n. 2017/21460-0), sob a coordenação do Prof. Dr. Renato Beozzo Bassanezi.
O objetivo principal do estudo é avaliar a viabilidade técnica e econômica de medidas disponíveis ao citricultor e que podem ser integradas para a redução das infecções primárias da doença huanglongbing dos citros. Fora do pomar, serão avaliadas medidas aplicadas diretamente no controle da fonte primária de inóculo. Na faixa de borda do pomar, até os primeiros 200 m a partir da divisa da propriedade, região de maior concentração do psilídeo migrante portador da bactéria oriundo de áreas vizinhas, serão avaliadas medidas para impedir que a dispersão primária alcance o interior do pomar e prevenir a inoculação primária da bactéria pelo psilídeo, impedindo o acesso do vetor à planta ou sua alimentação na planta.
A bolsa terá duração de 12 meses, prorrogável por até 12 meses, a depender do desempenho do bolsista, o qual será avaliado anualmente de acordo com as normas da FAPESP. O candidato selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373.10 mensais. Está previsto ainda a Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa que tem por objetivo atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um auxílio instalação.
O candidato deverá ter concluído o doutoramento há menos de 7 (sete) anos. Os demais requisitos necessários para a candidatura exigidos pela FAPESP poderão ser consultados em http://www.fapesp.br/bolsas/pd.
Obrigações do candidato
Dedicar-se exclusivamente ao projeto de pesquisa (exceto mediante autorização da FAPESP, nas condições previstas na Portaria PR n. 05/2012);
Não receber bolsa de outra entidade, salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza (exceto mediante autorização da FAPESP, nas condições previstas na Portaria PR n. 05/2012);
Apresentar relatórios científicos e relatórios de aplicação dos recursos de reserva técnica dentro dos prazos previstos no Termo de Outorga (TO), acompanhados da documentação solicitada.
Importante: a não observância dessas normas e das obrigações descritas em http://www.fapesp.br/bolsas/pd implica no cancelamento da bolsa e na restituição dos pagamentos já efetuados pela FAPESP, em valores atualizados.
Atividades específicas para o candidato
O bolsista irá desenvolver atividades de implantação, condução e coordenação de experimentos de campo e análise de dados, avaliando práticas de manejo de citros como poda, adensamento de plantio e uso de porta-enxertos ananicantes com efeito sobre a disseminação da doença. As avaliações incluem fenologia, produção e qualidade de frutos de citros, além da sua relação ao progresso do HLB e à dispersão de seu vetor.
Portanto, é imprescindível que o candidato tenha os seguintes requisitos:
Área de formação em nível de Pós-Graduação em Fitotecnia ou Produção Vegetal ou áreas afins, preferencialmente com ênfase em Citricultura/Fruticultura;
Preferencialmente, conhecimento sobre o patossistema Huanglongbing-citros-psilídeo ou de outros associados aos citros envolvendo doenças disseminadas por vetores;
Preferencialmente, conhecimento sobre fenologia de citros ou de culturas perenes;
Conhecimento e habilidade prática em análise estatística experimental;
Habilidade na confecção de gráficos, tabelas e relatórios;
Habilidade em redação de artigos científicos.
Habilidades pessoais: espera-se que o candidato demonstre capacidade de trabalhar em equipe, ter independência e pró-atividade para desenvolver o trabalho, ser comunicativo e ter proficiência em inglês. Deve apresentar Carteira Nacional de Habilitação categoria B, pois o plano de trabalho implica em disponibilidade para viagens constantes a campo.
Resumo
Bolsa de pós-doutorado em Fitotecnia/Produção Vegetal
Quantidade de vagas: 01 (uma)
Área de atuação: Fitotecnia (Práticas Culturais de Citros no Manejo de Huanglongbing)
Unidade/Instituição: Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, Fundo de Defesa da Citricultura, Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 201 - Araraquara, São Paulo, Brasil