Notícia

Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Florianópolis, SC)

Fundecitrus abre processo seletivo de pós-doutorado (5 notícias)

Publicado em 19 de julho de 2019

O Fundecitrus abriu processo seletivo para três vagas de pós-doutorado nas áreas de Fitopatologia, Fitotecnia e Entomologia, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP, no âmbito do projeto temático “Medidas para a redução das infecções primárias no manejo integrado do huanglongbing no cinturão citrícola de São Paulo: viabilidade técnica e econômica”, recentemente aprovado pela FAPESP (processo nº2017/21460-0), sob coordenação do pesquisador do Fundecitrus Renato Beozzo Bassanezi.

O objetivo principal do estudo é avaliar a viabilidade técnica e econômica de medidas disponíveis ao citricultor e que podem ser integradas para a redução das infecções primárias do greening (huanglongbing/HLB). Fora do pomar serão avaliadas medidas aplicadas diretamente no controle da fonte primária de inóculo. Na faixa de borda do pomar, até os primeiros 200 metros a partir da divisa da propriedade, região de maior concentração do psilídeo migrante portador da bactéria oriundo de áreas vizinhas, serão avaliadas medidas para impedir que a dispersão primária alcance o interior do pomar e prevenir a inoculação primária da bactéria pelo psilídeo, impedindo o acesso do vetor à planta ou sua alimentação na planta.

Os bolsistas de pós-doutorado irão realizar suas atividades junto ao departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Fundecitrus, em sua sede em Araraquara/SP. As bolsas terão duração de 24 meses, prorrogáveis por até 24 meses, a depender do desempenho do bolsista, o qual será avaliado anualmente de acordo com as normas da FAPESP.

O candidato selecionado receberá bolsa de pós-doutorado da FAPESP e está prevista ainda a reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa que tem o objetivo de atender as despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista resida em domicílio em outro município e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um auxílio instalação.

Os candidatos deverão ter concluído o doutoramento há menos de sete anos. Os demais requisitos necessários para a candidatura exigidos pela FAPESP poderão ser consultados em http://www.FAPESP.br/bolsas/pd.

Obrigações do candidato

Dedicar-se exclusivamente ao projeto de pesquisa (exceto mediante autorização da FAPESP, nas condições previstas na Portaria PR n. 05/2012);

Não receber bolsa de outra entidade, salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza (exceto mediante autorização da FAPESP, nas condições previstas na Portaria PR n. 05/2012);

Apresentar relatórios científicos e relatórios de aplicação dos recursos de reserva técnica dentro dos prazos previstos no Termo de Outorga (TO), acompanhados da documentação solicitada;

Importante: a não observância dessas normas e das obrigações descritas em http://www.FAPESP.br/bolsas/pd implica no cancelamento da bolsa e na restituição dos pagamentos já efetuados pela FAPESP, em valores atualizados.

O candidato deve estar disponível para iniciar o Pós-doutorado assim que o Termo de Outorgada da FAPESP for assinado. Início estimado em 1 de setembro de 2019.

Inscrição

As inscrições devem ser feitas até 31 de julho de 2019, exclusivamente por e-mail, com documentos anexos em formato PDF, para o pesquisador Renato Beozzo Bassanezi (renato.bassanezi@fundecitrus.com.br), pesquisador responsável pelo projeto, como assunto “Pós-doutorado – Fitopatologia”, “Pós-doutorado – Entomologia” ou “Pós-doutorado – Fitotecnia”, conforme a área de interesse do candidato.

Os documentos necessários serão:

Currículo Lattes (candidatos brasileiros) ou Curriculum Vitae (candidatos não brasileiros);

Cópia do certificado de Doutorado;

Carta explicando o interesse pela posição e as qualificações para participar do projeto.

Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.

Processo seletivo

Avaliação do perfil dos candidatos por meio da análise dos documentos enviados (fase eliminatória); e

Entrevista com os candidatos selecionados (presencial ou por vídeoconferência), nas quais as habilidades serão verificadas e outros aspectos poderão ser discutidos.

O resultado será divulgado por e-mail ao final do processo seletivo.

Para saber mais informações sobre as atividades e requisitos de cada área de pesquisa acesse aqui.