Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Fundación MAPFRE e USP promovem debate sobre os desafios na expansão da oferta e no uso da energia

Publicado em 25 novembro 2012

Evento terá a presença de palestrante internacional e reunirá estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do setor para explorar as oportunidades e os desafios que se apresentam ao Brasil na obtenção de novas fontes de energia, bem como na gestão e impactos dos recursos já existentes.

 

No próximo dia 27 de novembro, a cidade de São Paulo será palco de mais um encontro promovido pela Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, criada para fomentar a cidadania, a educação e o desenvolvimento econômico sustentável. A ação, realizada em parceria com o Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), tem como tema “Oportunidades e desafios na expansão da oferta e no uso da energia – recursos, tecnologia e gestão”.

 

O tema é pertinente, já que o abastecimento energético no Brasil e no mundo encontra-se em uma encruzilhada: se por um lado a demanda tende a crescer, por outro a satisfação do crescimento dessa demanda sob a utilização maciça de combustíveis fósseis já não é mais possível, seja pelas restrições biofísicas, ou pelas restrições ambientais.

 

Por este motivo, faz-se necessário um maior conhecimento sobre as fontes não convencionais, renováveis e não renováveis, uma maior eficiência na produção e uso da energia, bem como novas e mais racionais maneiras de utilizar e gerir as redes de distribuição de energia elétrica, ampliando seu controle, qualidade e desempenho.

 

Para tratar destes assuntos estratégicos, o seminário contará com a presença de aproximadamente 150 pessoas entre executivos e profissionais do segmento, acadêmicos, técnicos governamentais, autoridades e profissionais do terceiro setor. Além disso, o encontro terá a participação de um convidado internacional, que abordará o tema “Biodigestão de resíduos sólidos para a produção de energia”. Trata-se de Hans Bjork, PhD e Diretor de Recuperação de Resíduos na Universidade de Borås, na Suécia. 

 

Para a diretora da delegação Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, as características de nossa matriz energética e nossa variada oferta de recursos colocam nosso país em condições para buscar a vanguarda na produção de conhecimento e no emprego de novas fontes energéticas, bem como seus métodos de gestão. “Para que alcancemos este cenário, iniciativas como esta, que fazem parte do eixo de atuação de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente da Fundación MAPFRE, são de extrema importância, já que fomentam o debate, a troca de experiência e a busca pela superação”, conclui a executiva.

 

O encontro acontece no próximo dia 27 de outubro, das 9h00 às 17h00, no Golden Tower Hotel, situado na Rua Deputado Lacerda Franco, 148 – Pinheiros - São Paulo/SP. 

 

Sobre a Fundação MAPFRE

 

A Fundação MAPFRE tem por objetivo a formação do cidadão e o desenvolvimento setorial. Para isso, desenvolve diversas atividades na Espanha, Portugal e América Latina, como a concessão de bolsas de estudos, auxílio à pesquisa, cursos e seminários. A Instituição tem como foco a prevenção de acidentes, a arte, cultura, formação e difusão da cultura de seguros e a gestão de risco e meio ambiente. 

 

Sobre IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia)

 

Criado em 1986, a partir do Instituto de Eletrotécnica (IE), anexo à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o órgão mantém um conjunto de atividades de apoio à indústria, relativas ao desenvolvimento tecnológico e à prestação de serviços. Estas atividades abrangem, até hoje, a realização de ensaios de equipamentos elétricos; aplicações médico-hospitalares; calibração de equipamentos; emissão de certificados, pareceres, laudos técnicos e certificação de produtos. 

 

Programação do Evento

 

- 09h00 – WELCOMME COFFEE

- 09h30 – ABERTURA DOS TRABALHOS

Wady José Mourão Cury – Diretor Geral de Grandes Riscos do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE

Ildo Luis Sauer – Diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP

 

SESSÃO 1 – Recursos e Oferta de Energia – Transição Energética ou Business as Usual?

- 09h45 – Expansão da oferta: velhos dilemas, novos desafios

Ildo Sauer (IEE/USP)

Professor Titular em Energia e atual Diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo. Diretor da área de Negócios de Gás e Energia da Petrobrás entre 2003 e 2007. Doutor em Engenharia Nuclear pelo Massachusetts Institute of Technology.

 

- 10h15 – Sistemas fotovoltaicos conectados à rede – barreiras e oportunidades

Roberto Zilles (IEE/USP)

Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo, na especialidade Energias Renováveis (solar fotovoltaica). Professor Associado do Instituto de Eletrotécnica e Energia. Membro do Editorial Board da Revista Progress in Photovoltaics: Research and Applications. 

 

- 10h45 – SHALE GAS – uma alternativa energética possível

Colombo Celso Gaeta Tassinari (IEE/USP) 

Professor Titular em Tectônica da Universidade de São Paulo. Vice Diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia. Atual Coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Técnicas Analíticas Inovadoras para Exploração de Petróleo e Gás (Fapesp).  

 

- 11h15 – COFFEE BREAK

 

- 11h30 – Etanol no Brasil: do engenho à biorrefinaria 

Marcos Buckeridge (IB/USP e CTBE) 

Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo, na especialidade Relações Metabólicas e Hídricas nos Vegetais. Diretor Científico do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol. Membro do Centro de Processos Biológicos e Industriais para Biocombustíveis.

 

- 12h00 – Energia eólica: cenários do presente e do futuro

Elbia Melo (Abeeolica) 

Presidente Executiva da ABEEOLICA, Associação Brasileira de Energia Eólica. Membro da Diretoria da CCEE Camara de Comercialização de Energia Elétrica de junho de 2006 a Abril de 2011. Foi Economista-Chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006). 

 

- 12h30 – Biodigestão de resíduos sólidos para a produção de energia

Hans Bjork

Convidado internacional que vem de uma experiência de alta relevância em geração renovável de energia. É PhD e Diretor de Recuperação de Resíduos na Universidade de Borås, na Suécia. 

 

- 12h45 – Debates

 

- 13h15 - Almoço

 

SESSÃO 2 – Eficiência no Fornecimento e Uso de Energia – gestão ou tecnologia?

- 14h00 - Nova engenharia das redes elétricas: em que ponto se situa o Brasil? 

Davi Bisinotto Gomes (Siemens Ltda)

É gerente de vendas de soluções para Centros de Operação e responsável pelo desenvolvimento de novos negócios na área de Smart Grids na Siemens Ltda. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia e Institut National des Sciences Appliquées (França). 

 

- 14h30 – Gestão de desempenho no uso de energia: o Brasil está pronto para a ISO 50001? 

Álvaro Braga Alves Pinto (Eletrobras) 

Trabalha há nove anos com eficiência energética na Eletrobras. É membro da Comissão de Estudo 116 da ABNT que trabalhou na construção da Norma ISO 50001 e está atualmente construindo as demais normas que dela se originaram.

 

- 15h00 - Mobilidade urbana e os competidores do motor de combustão interna: o desafio da eficiência versus o custo. 

Paulo Roberto Feldmann (FEA/USP)

Professor do Departamento de Economia da FEA/USP (desde 1981) e Coordenador de Projetos da FIA (Fundação Instituto de Administração), responsável pelo projeto do impacto do veículo elétrico na EDP. Foi presidente e diretor da Microsoft Brasil. 

 

- 15h30 – COFFEE BREAK

 

- 15h45 - Eficiência energética: entre a liberalização setorial e as restrições ambientais

Alessandro Barghini (IEE/USP) 

Profissional da área de energia por mais de 40 anos, realizou trabalhos na Europa, na América do Norte e do Sul e na Polinésia para grandes empresas, organizações internacionais e governos.

 

- 16h15 – Debates

 

- 17h00 - ENCERRAMENTO