Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Fundação premiará pesquisas em segurança alimentar e avaliação educacional

Publicado em 23 abril 2012

Segurança alimentar e nutricional e avaliação educacional são os temas da 57ª edição do Prêmio Fundação Bunge. Os candidatos devem ser indicados por representantes de universidades e entidades culturais e científicas brasileiras. As indicações devem ser feitas até final de maio.

No caso do primeiro tema, as pesquisas candidatas deverão abordar inovações sobre como aumentar a produção de alimentos, equilibrando preservação ambiental e crescimento econômico de comunidades e países.

No tema sobre educação, o enfoque deverá ser em soluções que resultem na melhoria do ensino a partir de indicadores de sistemas de avaliação semelhantes ao Enem, ao Ideb e Pisa.

O prêmio é concedido anualmente a brasileiros ou estrangeiros com permanência definitiva no país que se destaquem nas áreas de ciências, letras ou artes. Os vencedores serão anunciados em julho.

A cada ano, o prêmio é concedido a uma das áreas do conhecimento, em duas categorias: "Vida e Obra", em reconhecimento à obra consolidada de um especialista, e "Juventude", que premia jovens talentos (até 35 anos de idade) cujos trabalhos representem novo paradigma.

Serão quatro profissionais premiados, dois em cada categoria. Os contemplados em cada categoria recebem R$ 135 mil e R$ 50 mil, respectivamente, além de medalhas de ouro e prata e diplomas.

Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social das empresas Bunge no Brasil, tem atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental.

(Com Agência Fapesp)