Notícia

FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Alagoas

Fundação paulista e MCTIC abrem oportunidade para pesquisadores de todo o Brasil

Publicado em 11 março 2020

O Ministério da Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciam quatro chamadas públicas abertas a pesquisadores de todo o Brasil.

O objetivo é o de intensificar atividades de pesquisa científica e tecnológica em temas relacionados à internet e de interesse do Brasil e do estado de São Paulo. Duas das quatro chamadas incentivam a colaboração com empresas. Uma delas, prevê a criação e financiamento por até 10 anos de dois Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial, em dois estados do Brasil.

A Fapeal disponibilizou um resumo e links para as quatro chamadas no site www.fapeal.br, para melhor informar os pesquisadores atuantes em Alagoas desta oportunidade. Os editais disponibilizam orçamentos entre R$200 mil e R$10 milhões por projeto, com exigências correspondentes ao tempo de execução previsto.

“Os editais da Fapesp em parceria com o MCTIC abertos à comunidade científica brasileira, não somente restringido aos pesquisadores paulistas, é uma demonstração da importância de São Paulo na valorização da ciência brasileira e da forma como ela pode desenvolver as pesquisas em parceria e cooperação, trazendo resultados positivos para todo o país”.

O comentário é do professor Fábio Guedes Gomes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e vice-presidente do Conselho Nacional das Faps (Confap).

“No momento de tantos cortes e contingenciamentos nas verbas de financiamento, a Fapesp assume seu protagonismo como uma das maiores agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação da América Latina e colabora com o sistema nacional de CT&I”, resume o gestor.