Notícia

Gazeta Rural (Portugal)

Fundação para a Ciência e a Tecnologia aprova candidatura da revista Millenium à coleção da SciELO Portugal

Publicado em 29 janeiro 2021

Millenium – Journal of Education, Technologies and Health vai passar a integar a coleção da SciELO Portugal, uma biblioteca virtual que abrange uma coleção selecionada de periódicos e revistas científicas portugueses. A aprovação da candidatura pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o parecer favorável do Comité Consultivo do projeto SciELO Portugal, vai permitir que a revista científica do Politécnico de Viseu esteja brevemente disponível nesta plataforma para consulta e leitura online.  

Para a diretora da revista, Madalena Cunha, “integrar a Coleção SciELO permite à Millenium conquistar um espaço importante na web of science, que servirá de pilar para a candidatura à Scopus”. 

Recorde-se que a revista Millenium já se encontra indexada em outras plataformas: DIALNET – Dialnet e LATINDEX – Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, e avaliada pela QUALIS / CAPES. 

A SciELO – Scientific Electronic Library Online – tem por objetivo a publicação na internet de coleções nacionais de revistas científicas, através do desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrónico. A plataforma é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME, com o propósito de divulgar a produção científica na América Latina e Caraíbas, e em geral nos países de língua portuguesa e espanhola. Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Perú, Portugal, Uruguai e Venezuela são os países participantes. 

Editada pelo Politécnico de Viseu com periodicidade quadrimestral (ocorrendo por vezes edições especiais suplementares) com acesso livre e gratuito, a revista científica Millenium está disponível on-line, nas versões portuguesa e inglesa. 

Millenium: um percurso de 25 anos 

Millenium tem contribuído, ao longo dos seus vinte e cinco anos – o Politécnico de Viseu lançou o seu primeiro número em fevereiro de 1996 – para a difusão do conhecimento produzido, de forma multidisciplinar, nas áreas das ciências da vida e da saúde, das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, da educação e desenvolvimento social, e das engenharias, tecnologia, gestão, turismo e artes, particularmente estudadas e investigadas por professores/estudantes do PV. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health é uma revista científica que conta com 172 revisores nacionais – 72 externos e 100 do PV – e mais de 50 colaboradores internacionais, no conselho editorial e em revisores de pares, oriundos de 4 continentes e 10 países.  

A revista tem como missão promover a difusão dos diferentes produtos dos processos de investigação científica, pedagógica e técnica. Visa ainda proporcionar a partilha de informação, a discussão crítica e o debate de ideias, criando canais que aproximem a ciência do tecido empresarial/indústria e das comunidades. O objetivo principal da revista Millenium consiste em disseminar o conhecimento científico produzido no domínio das ciências da vida e da saúde, das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, da educação e desenvolvimento social, e das engenharias, tecnologia, gestão e turismo. Por esta via, visa proporcionar oportunidades de desenvolvimento e atualização profissional permanente, constituindo-se como meio de comunicação entre académicos, especialistas, profissionais e cidadão / público em geral. 

De vocação e âmbito multidisciplinar, publica artigos científicos artigos técnicos- científicos, estudos teóricos ou aplicados, resultantes de investigação original, em diferentes domínios e áreas científicas das ciências da vida e da saúde, das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, da educação e desenvolvimento social, e das engenharias, tecnologia, gestão e turismo, nomeadamente aquelas que correspondem aos domínios do ensino e investigação desenvolvidos ao nível sistema politécnico em Portugal e no estrangeiro.