Notícia

Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Fundação Gates, em parceria com o Confap, disponibiliza chamada para financiar pesquisas com foco na Malária

Publicado em 19 novembro 2020

Por Fernando de Lucena

A Fundação Bill & Melinda Gates, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), disponibiliza por meio do programa Grand Challenges Explorations, a Chamada: “Novas Abordagens para Integração da Vigilância Molecular em Programas de Controle da Malária”.

O programa de financiamento de pesquisa Grand Challenges Explorations foi lançado em 2008 pela Fundação Gates, com o propósito de encontrar ideias arrojadas de indivíduos inovadores, para solucionar os maiores desafios em Saúde e Desenvolvimento no mundo. Em 2011, a Fundação Gates estabeleceu uma parceria por meio do Confap, com 21 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), para apoiar inovações no Brasil que atendam aos temas propostos pelo programa Grand Challenges Explorations.

Confira a lista de FAPs participantes:

1- Fundação Araucária (Paraná)

2- FACEPE (Pernambuco)

3- FAPDF (Distrito Federal)

4- FAPEAL (Alagoas)

5- FAPEAM (Amazonas)

6- FAPEG (Goiás)

7- FAPEMA, (Maranhão)

8- FAPEMAT (Mato Grosso)

9- FAPEMIG (Minas Gerais)

10- FAPERGS (Rio Grande do Sul)

11- FAPERJ (Rio de Janeiro)

12- FAPERN (Rio Grande do Norte)

13- FAPES (Espírito Santo)

14- FAPESB (Bahia)

15- FAPESP (São Paulo)

16- FAPESPA (Pará)

17- FAPITEC (Sergipe)

18- FAPT (Tocantins)

19- FUNCAP (Ceará)

20- FUNDECT (Mato Grosso do Sul)

21- FAPESC (Santa Catarina)

Chamada – “Novas Abordagens para Integração da Vigilância Molecular em Programas de Controle da Malária”.

As propostas para a Chamada devem utilizar dados de Vigilância Molecular da Malária (VMM) para que Programas Nacionais de Controle da Malária (PNCM) possam aproveitá-los em seu planejamento ou na implementação de intervenções nacionais; e incluir um investigador principal ou um co-investigador de um país onde a malária é endêmica, como o Brasil. A Fundação Gates estimula projetos desenvolvidos em cooperação com países da África.

As inscrições estão abertas até 2 de dezembro de 2020, e os projetos selecionados receberão financiamento de até 100 mil dólares.

Para se inscrever acesse: https://gcgh.grandchallenges.org/challenge/new-approaches-integrating-molecular-surveillance-malaria-control-programs

Chamadas com foco na África e Ásia

Além desta chamada, a Fundação Gates também vai apoiar projetos focados na África e na Ásia. Pesquisadores brasileiros que tenham propostas em colaboração com investigadores dessas regiões podem enviar propostas visando outras duas Chamadas: Integrar tradição e tecnologia de alimentos fermentados na nutrição materna e Inovações agrícolas inteligentes para produtores de pequena escala.

Assessoria de Comunicação – Confap

> Siga o Confap nas Redes Sociais:

FACEBOOK / LINKEDIN / TWITTER / INSTAGRAM / YOUTUBE