Notícia

Portal Fator Brasil

Fundação Energia e Saneamento e Departamento de História da USP promovem Simpósio Eletromemória

Publicado em 06 fevereiro 2009

Evento marca o 1º ano do projeto que resgata a história da energia elétrica de São Paulo.

 

São Paulo– Após um ano de pesquisas na histórica do setor elétrico paulista, o projeto Eletromemória,da Fundação Energia e Saneamento, realiza nos dias 9 e 10 de fevereiro o Simpósio Eletromemória. Durante o evento será apresentado resultados parciais de todo o trabalho, além de promover o debate sobre as questões relativas à história, memória e patrimônio do setor.

O evento conta com convidados como CESP, ISA CTEEP, Duke-Energy, AES (Tietê e Eletropaulo), IEE-USP e mais de 15 pesquisadores que fazem parte do Projeto e que irão apresentar as comunicações de suas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Eletromemória. O evento também terá uma mesa-redonda com o tema "Política de memória e a gestão empresarial no setor elétrico público e privado numa era de desverticalização", coordenada pelo por Prof. Dr. Gildo Magalhães (História – USP), pesquisador da área de História da Ciência e da Técnica e especialista e m história da energia elétrica.

Perfil do Projeto Eletromemória

O projeto Eletromemória tem o objetivo de reunir e mapear o patrimônio histórico do setor energético paulista, no período entre 1890 a 2005, e pretende ser o maior levantamento da memória histórica de energia elétrica do Estado de São Paulo . Além de estruturar a criação de um banco de dados de referência dos documentos existentes nas empresas e posteriormente, disponibilizar na Internet.

O estudo que nasceu em fevereiro de 2008 está dividido em quatro áreas de atuação: Arquivologia, Cultura Material, História e Documentação, e conta com pesquisadores das principais universidades de São Paulo, a USP, a UNESP e a Unicamp.

Cinco empresas estão sendo pesquisadas até o momento: AES Tietê, AES Eletropaulo, Duke-Energy, ISA CTEEP (Transmissão Paulista) e CESP (Companhia Energética de São Paulo), além do acervo da Fundação Energia e Saneamento. A CPFL, o Grupo Rede e a Elektro podem vir a fazer parte do Projeto, que é financiado pela FAPESP e tem o apoio do SIESP e da ABCE. A Coordenação Geral é do Prof. Dr. Gildo Magalhães (História/USP).

I Simpósio Eletromemória: História da Energia Elétrica em São Paulo, dias 09 e 10 de fevereiro, na Anfiteatro Prof. Paulo Ribeiro de Arruda - Prédio de Engenharia Elétrica, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 158,, Cidade Universitária, São Paulo/SP. Mais informações: (11) 32764747 ou eletromemoria@energiaesaneamento.org.br