Notícia

JC e-mail

Fundação Conrado Wessel e o apoio à ciência no Brasil

Publicado em 30 maio 2012

No dia 17 de maio, em cerimônia no Palácio do Planalto, aconteceu a entrega de mais uma edição do Prêmio Almirante Álvaro Alberto. A premiada de 2011 foi a economista Maria da Conceição Tavares, professora titular da Unicamp e professora emérita da UFRJ, em reconhecimento pela sua contribuição no processo econômico brasileiro e dedicação no desenvolvimento nacional.

Organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq), o prêmio, estimado em R$ 140 mil, é uma parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW), responsável pelos recursos financeiros. Criada há 30 anos, a premiação reconhece pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo dos anos a favor dos avanços da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo.

Na ocasião, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, destacou que o prêmio representa um esforço coletivo, entre o CNPq e a Fundação Conrado Wessel, com intuito de fomentar cada vez mais a pesquisa no Brasil, e reconhecer o trabalho do pesquisador que tanto se esforça para melhorar as condições do País. "Com esse prêmio estimulamos também a cultura do conhecimento, motivando assim mais vocações para as carreiras científicas".

O discurso do diretor presidente da Fundação Conrado Wessel, Américo Fialdini Júnior, destaca o papel da fundação na promoção e incentivo à ciência no País. Confira a íntegra abaixo.

'Senhoras e Senhores,

Deste ambiente maior em que nos encontramos, sob os auspícios da Presidência da República, é possível descortinar com amplitude o significado da outorga do quadragésimo segundo Prêmio Almirante Álvaro Alberto, pela 6ª vez em parceria do CNPq com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil.

Releva notar que a cerimônia ganha exponencial dimensão com o nome de Maria da Conceição de Almeida Tavares, a premiada deste ano, perfil idealista que carrega a Nação como bandeira de sua trajetória acadêmica e assim sublima o espírito do Almirante Álvaro Alberto, um patriota por excelência. Comungamos do mesmo ideal de soberania.

Quando assinamos neste Palácio do Planalto, em 2006, o Termo de Compromisso com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o CNPq, pelo qual passamos a patrocinar o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, consolidamos a cooperação entre a Fundação Conrado Wessel e as entidades com as quais ela atribui anualmente os Prêmios FCW de Arte, Ciência e Cultura: o CNPq, a Capes, o Confap, a Fapesp, a Academia Brasileira de Ciências, a Academia Brasileira de Letras, o DCTA, a Marinha do Brasil e a SBPC.

O tempo demonstra o acerto dessa parceria. Vejamos: com o Prêmio de Maria da Conceição Tavares, são 42 Prêmios Almirante Álvaro Alberto, em 30 anos, dos quais 6 sob patrocínio Wessel. Por sua vez, o Prêmio FCW, em dez anos, computados os que serão atribuídos no próximo dia 25 de junho, atingirá o total de 83: 48 de Ciência e Cultura, com o apoio das citadas parceiras, entre as quais desponta o CNPq e 35 de Arte sob escolha de Professores Universitários.

Além dos Prêmios temos as 15 Bolsas Complementares no Exterior das Grandes Teses Capes, concedidas pela Fundação; o  patrocínio dos "Anais da Academia Brasileira de Ciências", da Revista científica "Pesquisa Naval" da Marinha do Brasil, da Revista científica do DCTA, e ações de incentivo permanente à educação, como a Escola Aberta do Terceiro Setor e o apoio ao programa de Inserção Digital do Núcleo Fundações.

Estamos aqui, pois, para sublinhar o propósito do Prêmio Almirante Álvaro Alberto e promover os princípios e a estratégia que nos une: tornar o futuro de nossos compatriotas compatível com a grandeza do Brasil.

É a estratégia que elege a Ciência como paradigma, sem personalismos. E escolhe os melhores ícones a indicar-nos o caminho a percorrer, como a Professora Doutora Maria da Conceição de Almeida Tavares.

Excelentíssima Senhora Professora, a Fundação Conrado Wessel parabeniza Vossa Excelência e enaltece o privilégio de participar de sua premiação, na presença da Excelentíssima Senhora Presidente da República, Dilma Rousseff, do Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Comandante da Marinha, das demais autoridades, e de todos os aqui presentes.'

(Jornal da Ciência)

Saiba mais sobre o prêmio: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=82461.