Notícia

Página 20

Fundação Carlos Chagas faz parceria com SciELO e cria biblioteca online exclusiva na área de educação

Publicado em 20 julho 2011

A partir desta segunda-feira, 4 de julho, estará disponível para consulta na internet o site Educ@. Fruto de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o SciELO (Scientific Electronic Library Online), uma das maiores bibliotecas virtuais de artigos científicos de ciências biomédicas e humanas do mundo, o Educ@ é voltado exclusivamente para a disseminação de periódicos científicos na área de Educação.

Pioneiro na América Latina, o site utiliza a metodologia desenvolvida pelo SciELO, em que os periódicos são analisados, classificados e catalogados por um comitê científico altamente qualificado da área de Educação, de forma a permitir o uso direto dos interessados - cidadãos em geral, sociedade acadêmica e profissionais ligados à área - , que podem fazer download gratuito de publicações na íntegra ou de artigos específicos.

A princípio, serão disponibilizados nove periódicos, que vêm sendo classificados há pouco mais de um ano pela Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. De fácil usabilidade, o Educ@ permite que a busca pelos artigos seja feita por critérios como título, conteúdo, data, autor, nomes das instituições publicadoras ou local de publicação. Além do download, é possível também realizar facilmente o envio do material por e-mail. De acordo com a professora Clarilza Prado, presidente do Comitê Consultor do Educ@, todas as publicações disponíveis tiveram sua disponibilidade autorizada por seus respectivos editores. "Temos diversos outros periódicos já catalogados, basta que seus editores autorizem a entrada deles no Educ@ para que eles possam ser incluídos em nossa busca", afirma.

A pesquisa pode ser feita em três idiomas: português, inglês e espanhol. Há, ainda, uma ferramenta de tradução para facilitar a compreensão do texto. O Educ@ pode ser acessado pelo endereço www.educa.fcc.org.br .

Sobre a Fundação Carlos Chagas

Fundada em 1964, é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Com atuação em todo o território nacional, a Fundação Carlos Chagas já avaliou mais de 74 milhões de candidatos em processos seletivos de mais de 500 instituições privadas e públicas. Também atua em pesquisas e projetos na área educacional, feitos por equipes multidisciplinares, com o objetivo de investigar a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do País.

Sobre o SciELO

Criado em 1998, o SciELO (Scientific Electronic Library Online) é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos nas áreas humanas e biomédicas. É resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em parceria com a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). Desde 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Com mais de 850 títulos de periódicos cadastrados nos idiomas inglês, espanhol e português, é atualizado constantemente, com o objetivo de conferir visibilidade e acesso universal à literatura científica nos países em desenvolvimento - especialmente os da América Latina e do Caribe. O acesso é gratuito e aberto à população em geral, à comunidade acadêmica e aos profissionais das áreas abordadas.