Notícia

Investe São Paulo

Fundação busca empresas para criar centro de pesquisa de manufatura avançada

Publicado em 19 junho 2017

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) procura empresas ou consórcios de empresas interessadas em celebrar acordos de cooperação para criar um Centro de Pesquisa em Engenharia na área de Manufatura Avançada, sediado em universidades e/ou instituto de pesquisa de São Paulo. As propostas podem ser enviadas até 8 de agosto.

O objetivo é desenvolver tecnologias que viabilizam não só a otimização de plantas fabris como também a extensão de aplicações integradas em toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto, em uma área fundamental para a competitividade da indústria.

O parceiro selecionado firmará um Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica com a Fapesp, qualificando-se para lançar, junto com a fundação, chamada pública para seleção das instituições interessadas em integrar o Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada.

As atividades do centro serão financiadas com recursos da Fapesp, da empresa ou consórcio de empresas, das universidades e institutos participantes. A companhia parceira participará da gestão do Centro de Pesquisa em Engenharia e, junto com a fundação, avaliará periodicamente as suas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

As áreas prioritárias de pesquisa do futuro incluem manufatura aditiva, sistemas ciber-físicos, redes de comunicações e segurança cibernética, sensores e rastreadores, virtualização, modelagem, simulação, digitalização, tecnologias de apoio, inteligência artificial, computação ubíqua, analytics, Big Data, fotônica, novos materiais e materiais inteligentes.

Para mais informações, acesse o comunicado da Fapesp disponível no endereço www.fapesp.br/10988.