Notícia

Cruzeiro do Sul online

Funções de genes serão debatidas dia 7

Publicado em 05 dezembro 2009

O Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BioEn) organiza no próximo dia 7 um workshop sobre metabolômica, área recente da genômica que contribui para a determinação de funções de genes a partir da análise de um grande volume de dados sobre o metabolismo de diferentes organismos.

Coordenado por Carlos Alberto Labate, pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), o Workshop Bioen sobre Metabolômica de Cana-de-Açúcar reúne especialistas brasileiros e alemães para apresentações sobre temas como eficiência na produção de etanol celulósico e acumulação de sacarose e de carbono na cana.

Cana-de-açúcar

Aplicada ao estudo da cana-de-açúcar, a metabolômica pode ser uma ferramenta de apoio para a seleção de variedades mais adequadas à produção de bioenergia, com alto teor de sacarose e resistentes a seca e pragas da agricultura.

A metabolômica utiliza técnicas de espectrometria de massas e ressonância magnética para determinar a presença e a estrutura de produtos do metabolismo da planta.