Notícia

Central das Notícias

Fumar maconha diariamente aumenta chances de ataques psicóticos, diz estudo (1 notícias)

Publicado em

Fumar maconha de alta potência todos os dias pode aumentar em cinco vezes as chances de desenvolver psicose, apontou o maior estudo já feito para examinar os impactos da maconha nas taxas de transtornos psicóticos.

A pesquisa acrescenta a estudos anteriores que encontraram ligações entre maconha e problemas de saúde mental, mas ainda não aponta definitivamente a maconha como a causa.

No entanto, ainda não é possível apontar definitivamente a droga como a causa. Liderada por cientistas do King's College London, de Londres, a pesquisa teve participação de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP, de Ribeirão Preto, com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

De acordo com a publicação, os pesquisadores analisaram dados de dezenas de sites na Europa e no Brasil entre os anos de 2010 e 2015. Cerca de 900 pessoas diagnosticadas com um primeiro episódio do transtorno em uma clínica de saúde mental, incluindo aquelas com delírios e alucinações, foram comparadas com mais de 1.200 pacientes saudáveis. Depois de entrevistar os pacientes sobre o uso de cannabis e outras drogas, os pesquisadores descobriram que o uso diário de maconha era mais comum entre os pacientes com um primeiro episódio de psicose em comparação com o grupo de controle saudável.

Os cientistas estimaram que as pessoas que fumavam maconha diariamente tinham três vezes mais chances de serem diagnosticadas com psicose em comparação com pessoas que nunca usaram a droga. Para aqueles que usavam maconha de alta potência diariamente, o risco saltou para quase cinco vezes.

O artigo com o estudo foi publicado online nesta terça-feira, 19, pela revista Lancet.