Notícia

Terra

Fumantes são mais propensos a sofrer aneurismas

Publicado em 01 março 2010

Um estudo apresentado na Conferência Internacional da American Stroke Association"s, em San Antonio, no Texas, afirma que indivíduos com propensão genética a ter aneurisma têm aumentadas em 5 vezes as chances de sofrer do problema quando são fumantes. As informações são da Agência Fapesp.

Os autores da pesquisa - o professor da Universidade de Cincinnati, Joseph Broderick e sua equipe - identificaram que as chances de desenvolver um aneurisma intracraniano aumentaram entre 37% e 48% para pessoas que tinham as variantes presentes nos cromossomos 8 e 9. Mas, quando a presença desses genes era combinada com o hábito de fumar o equivalente a um maço de cigarros por dia, o risco aumentava mais de cinco vezes, de acordo com a pesquisa.

No estudo, os cientistas afirmam que o cigarro é a principal causa de aneurisma intracraniano, sem contar a predisposição genética. De 70% a 80% dos casos de aneurismas ocorrem em indivíduos que fumavam. No estudo, 82,5% dos participantes fumou em algum período da vida.

Redação Terra