Notícia

Prefeitura Municipal de São Sebastião

Franceses apresentam trabalhos de pesquisa em conclusão de intercâmbio no município

Publicado em 19 março 2016

A Prefeitura de São Sebastião recebeu na noite dessa sexta-feira (18), apresentação dos trabalhos e pesquisas sobre o Centro da cidade, de universitários francês que participam do intercâmbio França-Brasil. O intercâmbio é feito pela Prefeitura em parceria com centros internacionais de pesquisas e órgãos nacionais, e faz parte do Intercâmbio Cultural França-Brasil, dentro da programação de março do 380º aniversário de emancipação político-administrativa do município.

Os franceses que participaram do intercâmbio, sendo 14 alunos e quatro professores do curso de Belas Artes da Universidade de Annecy, apresentaram pesquisas e estudos nas áreas de vídeo, cinema, fotografia, desenho, teatro entre outros. O objetivo é que o intercâmbio cultural venha servir à construção de parâmetros e metodologias para uma comunicação criativa e participativa, onde a população poderá ser sensibilizada e capacitada sobre possíveis situações de risco.

A atividade foi realizada durante a semana, tendo como campo de pesquisa o Centro Histórico e o bairro São Francisco. Para os alunos franceses que participam do projeto de “Comunicação criativa, e participativa sobre morar em São Sebastião”, a pesquisa promoveu também uma oportunidade cultural. Essa iniciativa da Universidade de Annecy, em promover intercâmbios internacionais, existe há três anos, e já passou por Japão e Índia.

A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, considera que a realização do intercâmbio na cidade traz também reflexos ao Turismo, em que os universitários franceses levam impressões positivas das características, potenciais, belezas e pontos turísticos do município.

Marianita destacou a importância do intercâmbio como parte do calendário de eventos do aniversário da cidade. “É uma oportunidade para nossos artistas também, que puderam ter contato com outras visões e tendências artísticas. Os franceses conseguiram expressar por seus trabalhos, um olhar sincero e objetivo sobre São Sebastião”, avaliou a secretária.

Para a apresentação dos trabalhos e encerramento das pesquisas também participaram o francês Jacques Lolive, pesquisador visitante do CNRS, acompanhado de Ronaldo Robles, da coordenação artística e Cintia Okamura, da coordenação geral e ligada à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e responsável pelo projeto Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

Resultado

De acordo com Cintia Okamura, a apresentação e resultado dos trabalhos, de vídeos, instalações artísticas, performances, entre outros, surgiram das emoções, observações e encontros que o olhar da arte potencializa. “Agradecemos aos habitantes de São Sebastião pela calorosa recepção e a todos que tornaram possível este trabalho”, destaca Cintia.

O apoio da Prefeitura de São Sebastião à pesquisa, tem como parceiros dois laboratórios franceses do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), a colaboração dos professores Nicolas Tixier e Didier Tallagrand da Universidade de Annecy/França, responsáveis pela vinda dos artistas franceses.

(LR/RF)